Após fortes chuvas, três barragens transbordam e invadem estradas no Piauí

Além destas, o DNOCS está monitorando a situação do Açude Joana, em Pedro II

28/02/2024 - 08:52

O período de chuva é considerado de fartura para regiões do Piauí que passam boa parte do ano sendo assoladas pela estiagem. Mas o volume acumulado de precipitação também traz uma preocupação: é que os reservatórios (barragens) do Piauí acabam recebendo uma quantidade maior de água nesta época do ano, o que gera alerta por parte dos órgãos de monitoramento.

Poço de Marruá, em Patos do Piauí

Aqui no Piauí pelo menos três barragens já estão transbordando em razão da forte chuva que atinge o Estado nos últimos dias. São elas: Pedra Redonda, em Conceição do Canindé; Barragem do Jenipapo, em São João do Piauí; e Poço de Marruá, em Patos do Piauí.

No município de Patos do Piauí, o grande volume de chuva somado ao transbordamento da barragem fez com que a Prefeitura suspendesse as aulas por 15 dias devido à dificuldade de locomoção dos estudantes da zona Rural até as escolas.

Em São João do Piauí, a barragem do Jenipapo se encontra com 93% de sua capacidade total. Dos 240 milhões de metros cúbicos que o reservatório possui, pelo menos 236 milhões de metros cúbicos já estão sendo utilizados. Já em Conceição do Canindé, o açude Pedra Redonda transbordou fazendo com que a água invadisse a rodovia PI-143.

Açude de Pedra Redonda, em Conceição do Canindé

Além destas, o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) está monitorando a situação do Açude Joana, em Pedro II, cujo volume preocupa e cuja estrutura precisa de uma revitalização. Quem explica é o superintendente estadual do DNOCS no Piauí, Assis Rocha.

“O Açude Joana, que fica em Pedro II, também está com o volume total e isso está nos preocupando. Já entramos em contato com a diretoria geral, em Fortaleza, para mandarem recursos para fazermos o reparo. Ela tem um problema na sapata”, diz. A sapata é basicamente a estrutura usada para receber toda a carga dos pilares da barragem e distribuí-la através do solo, reforçando a estrutura da construção.

Uma que já está em processo de revitalização é a Barragem de Bocaina, que aumentou em 9 milhões de metros cúbicos seu volume nos últimos dias e tem demandado atenção especial do DNOCS. De acordo com Assis Rocha, foi empenhado cerca de R$ 500 mil na recuperação deste reservatório.
Barragens atingem mais de 70% de sua capacidade

Hoje, o DNOCS é responsável por 14 barragens no Piauí e monitora a situação de mais 12 reservatórios que são administrados pelo Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi). O Departamento gere ainda outras duas barragens no Estado do Maranhão: a Barragem de Pericumã, em Pinheiro; e Barragem Flores, em Joselândia. A Barragem de Pericumã já se encontra acima de sua capacidade, com volume total utilizado de 109%. Já a Barragem de Flores se encontra com 49% de seu volume total ocupado.

Aqui no Piauí, segundo o DNOCS, há sete reservatórios com mais de 70% de seu volume útil ocupado. São eles: Açude Anajás, em Piripiri (70%); Açude Nonato, em Dom Inocêncio (74%); Açude Caldeirão, em Piripiri (79%); Açude Beneditinos, no município de Beneditinos (88%); Poços, em Simplício Mendes (88%); Açude Ingazeiras, em Paulistana (93%) e Jenipapo, em São João do Piauí (93%). Este último já se encontra na cota de sangria próximo ao transbordamento.

O Dnocs destacou que não há risco de rompimento em nenhuma das barragens piauienses. Entretanto, a sobrecarga deixa os órgãos de fiscalização e monitoramento em alerta, especialmente com as chuvas que estão previstas para os próximos dias no Piauí, ocasionando a sobrecarga e, consequentemente, a transborda desses reservatórios.

Fonte: Portal O Dia