Avanços tecnológicos no sistema judiciário brasileiro: RIC é apresentado em Portugal

Avanços tecnológicos no sistema judiciário brasileiro é apresentado no exterior

11/04/2024 - 07:31

Nesta quarta-feira (10), a Corregedoria Geral da Justiça do Piauí marcou presença na 2ª edição do Expojud Portugal, evento de destaque no cenário jurídico internacional sediado na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (ULisboa). Liderada pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Olímpio Galvão, a equipe piauiense apresentou o Robô de Informações da Corregedoria (RIC), um projeto inovador desenvolvido para otimizar os processos judiciais.

Na oportunidade, o corregedor piauiense destacou que o Robô de Informações da Corregedoria (RIC) é um projeto baseado em inteligência artificial, projetado para fornecer informações precisas e relevantes sobre processos judiciais, facilitando o acesso à justiça e aprimorando a eficiência do sistema judiciário.

“Nosso robô representa um dos avanços tecnológicos implementados no sistema judiciário brasileiro. Apresentar o RIC aqui fomenta o intercâmbio de conhecimentos mútuos para o aprimoramento dos sistemas judiciais”, frisou o corregedor.

Durante os cinco dias do evento, os participantes do evento estão tendo a oportunidade de conhecer diversas iniciativas de transformação digital da justiça, contribuindo para o avanço do direito e da tecnologia no cenário jurídico internacional.

Para o gestor do NAPIA, Leandro Sampaio, que também fez parte da explanação do Piauí em Portugal, a presença da equipe piauiense na Expojud Portugal reflete o compromisso do estado em buscar soluções inovadoras para otimizar e modernizar o sistema judiciário. “A apresentação do RIC é um exemplo tangível desse compromisso, demonstrando a busca contínua por melhorias e a adaptação às tendências tecnológicas emergentes”, disse o servidor.

Também participam do evento o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa e o supervisor do Laboratório de Inovação do TJPI – OPALA-LAB, desembargador José Wilson Ferreira de Araújo Júnior.

 

Fonte: tjpi.jus.br