Piauí registra mais de 30 feminicídios até início de dezembro

As humilhações verbais podem evoluir para agressões físicas

26/12/2025 - 10:20

O Piauí registrou 35 feminicídios até o início de dezembro de 2025, segundo o Núcleo de Estatísticas da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). 27 dos casos foram registrados em cidades do interior e oito na capital Teresina.

Entre 2022 e 2025, 182 casos foram notificados no estado, segundo o Núcleo de Estudos Avançados em Segurança Pública (DataSSP). Em 2024, foram contabilizados 40 feminicídios.

O feminicídio costuma ser precedido por diferentes formas de violência, entre xingamentos, ciúmes excessivo, piadas ofensivas, ameaças, controle, assédio sexual, chantagem, mentiras, ofensas e humilhações públicas.

As humilhações verbais podem evoluir para agressões físicas, como beliscões, arranhões, empurrões e chutes. Em estágios mais graves, há confinamento, lesões corporais, ameaças com armas, abuso sexual, espancamento e ameaça de morte. Por fim, o feminicídio pode ser consumado.

A delegada Eugênia Villa, diretora de Avaliação de Risco da SSP e criadora da 1ª delegacia de feminicídios do Brasil, contou ao g1 que os detalhes dos casos ocorridos no Piauí acompanham a tendência nacional. Segundo ela, mulheres negras e com idades entre 30 e 40 anos seguem como maiores vítimas no estado.

Fonte: G1