Inaugurada nova Ponte em Teresina

Inaugurada nova Ponte em Teresina

30/03/2010 - 12:03

A Prefeitura de Teresina, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (STRANS), elaborou um plano de operações para organizar o trânsito nas imediações da Ponte Estaiada Mestre Isidoro França, durante sua inauguração, nesta terça-feira (30), no horário das 17 às 23h.

O plano tem como objetivos principais orientar os condutores a transitarem comsegurança e obedecendo a rotas de desvio, assegurar o acesso tranqüilo das pessoas que vão participar do evento, facilitar o acesso das viaturas prestadoras de serviço ao local caso aconteça algum imprevisto e ainda coibir o desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro.

De acordo com o plano, haverá uma alteração na rota normal da Avenida Raul Lopes, no trecho compreendido entre a Avenida Rio Poti e Avenida Petrônio Portela, no horário das 17h às 23h, ficando restrita toda a área. Será alterada ainda a rota normal da Alameda Parnaíba, no trecho compreendido entre a Rua Rodrigues dos Santos e a cabeceira da ponte das 17 às 23h..

Para evitar problemas no trânsito serão colocados agentes de trânsito em locais estratégicos com o objetivo de orientar os condutores sobre os desvios mais adequados de acordo com o destino desejado. Haverá ainda agentes fiscalizando para evitar os desrespeito ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

De acordo com o Diretor de Trânsito da STRANS, Ricardo Freitas, com o isolamento da Avenida Raul Lopes, todo fluxo de veículos do lado Leste da ponte será desviado para a Rua Júlio Mendes, que dará acesso a Avenida Ininga, onde será permitida a conversão para a esquerda. Serão isolados ainda os retornos localizados entre a ponte e a Rua Júlio Mendes. “Faremos esse isolamento para evitar problemas no trânsito nessa área. Assim haverá maior fluidez ao tráfego”, acrescentou.

Freitas informa ainda que haverá o isolamento da Avenida Rio Poti no cruzamento com a Rua Senador Joaquim Parente, e ainda o isolamento da Rua Poti com Rua Marcos Parente. O desvio será realizado pela Rua Coronel Costa Araújo, que dará acesso à Avenida Raul Lopes. Haverá ainda o isolamento da Avenida Poti no cruzamento com a Rua Ribamar Pacheco.

O plano prevê ainda o isolamento da Alameda Parnaíba no cruzamento com a Rua Rodrigues dos Santos. Para ter acesso à Avenida Marechal Castelo Branco, o fluxo de veículos deverá ser deslocado para as ruas Amazonas e Santa Isabel. “Com essas estratégias estaremos evitando conflitos no trânsito no dia da inauguração da ponte. Gostaríamos de contar com a colaboração dos condutores para evitar conflitos no trânsito”, complementou.

Ricardo Freitas enfatiza ainda que a STRANS vai colocar agentes em cada um desses isolamentos. Somente será permitido o acesso de pessoas devidamente credenciadas. Além disso, uma dupla de motociclistas da STRANS fará o serviço de batedor de abertura do desfile de carros antigos. Haverá ainda uma dupla de motociclistas realizando o trabalho de fiscalização de toda a área e ainda uma viatura de supervisão que fiscalizará todos os pontos.

Segurança

A Assistência Militar da Prefeitura de Teresina também elaborou um esquema de segurança para solenidade de inauguração da Ponte Estaiada. Conforme o major John Feitosa, serão mobilizados 250 homens, sendo 150 militares e 100 seguranças particulares. Eles farão o policiamento ostensivo nas solenidades de inauguração e durante o show da cantora Elba Ramalho que marcará o encerramento da festa de inauguração.

Todo o projeto da estrutura dos palcos já foi analisado pelo Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA) e Corpo de Bombeiros, que também vão vistoriar a estrutura após a montagem. Equipes do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros vão estar no local para atender a eventuais ocorrências. 

Fonte:
Bookmark and Share