ABUSO SEXUAL - Dados sobre violência só mostram 10% dos casos

ABUSO SEXUAL - Dados sobre violência só mostram 10% dos casos

21/05/2015 - 09:12

Durante a abertura do 1º Seminário Internacional Cultura da Violência Contra a Mulher, ontem, em São Paulo, a ministra de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci, divulgou a portaria 288, de março deste ano, que regulamenta o uso do exame clínico realizado nos hospitais da rede pública em vítimas de violência sexual como prova processual.

Antes da portaria, os exames e a coleta de vestígios da agressão sexual eram descartados como prova em julgamentos.

Agora, agentes de saúde estão sendo capacitados na coleta e na conservação de vestígios, que serão encaminhados à perícia para análise.

Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, em 2013 foram registrados mais de 50 mil estupros no País. No entanto, as estatísticas oficiais sobre violência sexual correspondem, em geral, a apenas 10% do número total de casos.

 

 

Fonte: diariodonordeste.com