Aumenta o desmatamento em área de aplicação da Lei da Mata Atlântica no Piauí

Aumenta o desmatamento em área de aplicação da Lei da Mata Atlântica no Piauí

27/05/2015 - 23:14

A Fundação SOS Mata Atlântica divulga dia, 27/05 (Dia da Mata Atlântica), um triste relatório que aponta que o Piauí desmatou sozinho quase um quarto de toda área de mata da floresta no país. Foram desmatados 43 km²m, que equivalem a 6 mil campos de futebol.

O Blog Cidade Sustentável entrou em contato com o secretário estadual de meio ambiente, Ziza Carvalho, para obter maiores informações sobre os dados divulgados. Ele informou que a SEMAR está engajada em combater qualquer desmatamento ilegal no estado. E afirmou que a Lei deve ser cumprida.

Ziza informou ainda que assumiu um compromisso no Rio de Janeiro durante o Encontro dos Secretários de Meio Ambiente dos Estados da Mata Atlântica, realizado no dia 13 maio, que vai perseguir  desmatamento ilegal zero na área de aplicação da Lei.

A meta de reduzir a zero o desflorestamento ilegal da Mata Atlântica é uma reação ao aumento recente na taxa de desmatamento do bioma mais ameaçado do Brasil nos últimos anos, com 9% de alta em 2013 e quase 29% em 2012. A base jurídica para a meta existe desde 2006, quando foi criada a Lei da Mata Atlântica, regulamentada nos estados. No encontro, secretários e representantes começaram a alinhar uma proposta em torno do desmatamento ilegal e de uma meta de recuperação de áreas degradadas

 

Fonte: Cidadeverde.com