Uespi lança edital sem duas modalidades e Vestibular 2010 será menor

UESPI Pedro II, nenhuma vaga no Vestibular 2011

25/09/2010 - 10:09

Foi lançado na manhã de ontem sexta-feira (24) o Vestibular da Universidade Estadual do Piauí (Uespi) 2011. Para esse ano, a instituição preparou um edital enxuto, com vagas apenas para o regime regular. Foram ofertadas 3.580 vagas para 27 cursos distribuídos em 15 municípios do Estado. São 16 bacharelados e 11 licenciaturas.

A cidade de Pedro II não tem o que comemorar, os alunos de Pedro II e região estavam aguardando o edital mas infelizmente o pior aconteceu. Recentemente a UESPI pólo de Pedro II teve dois cursos que não foram reconhecidos pelo MEC, Letras Português e Pedagogia passam por esse problema, agora outro golpe abala as perspectiva de futuro para a instituição no municipio, isso por que a UESPI não irá oferecer nenhuma vaga para Pedro II no Vestibular 2011.

Ao contrário de anos anteriores, a Uespi não abriu oferta para as modalidades de ensino a distância e Plataforma Paulo Freire (popularmente conhecida como "regime especial"). "Elas serão discutidas em outro momento", avisa Carlos Alberto, reitor da instituição.

Vestibular UESPI 2011

Dessa forma, fazendo uma análise comparativa com o edital do último vestibular da Uespi , é possível constatar que houve uma diminuição no número geral de vagas abertas para 2011. Ano passado, o certame possibilitou o ingresso de 5.038 pessoas nas três modalidades. Uma regra de três simples mostra que houve, no certame lançado hoje, uma redução de 28,94% na quantidade de vagas.

Porém, se comparadas somente as vagas ofertadas para o regime regular, o número é crescente. São, precisamente, 790 a mais que no ano passado. No Vestibular 2010, 2.790 alunos ingressaram na Uespi através dessa modalidade. Em fevereiro de 2011, quando a lista de aprovados for divulgada, a instituição terá 3.580 novos estudantes.


Mais vagas no regime regular

Apesar de 33 cursos da Uespi terem sido denegados (suspensos) recentemente pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), as vagas para o regime regular da instituição aumentaram.

Isso se deu basicamente por dois motivos. Primeiro, a oferta para alguns cursos foi dobrada. Enfermagem, Psicologia e Fisioterapia, por exemplo, disponibilizavam tradicionalmente 25 vagas. Este ano serão 50 em cada um.

O outro é que a Uespi se comprometeu em sanar os problemas estruturais apontados pelo CEE ao não reconhecer alguns dos 33 cursos. Ao fazer isso, recebeu o aval do conselho para continuar ofertando vagas para eles.

Inscrições

As inscrições para o Vestibular 2011 da Uespi serão abertas no próximo dia 27 e seguem até 15 de outubro. Elas poderão ser feitas nas modalidades presencial ou pela internet. A comodidade da inscrição on-line não vale para os alunos cotistas e isentos do pagamento da taxa.

O divulgação do resultado do vestibular está prevista para o dia 04 de fevereiro de 2010.
Assim várias cidades ficaram sem oferta de vagas em seus pólos, é o caso de Pedro II que em vestibulares anteriores chegava a oferecer 120 vagas distribuídos em até 3 cursos, para o vestibular 2011, não foi oferecido nenhuma vaga, assim como a Piracuruca, os estudantes desses e da maioria dos municípios piauienses terão que estudar em outras cidades para não ter que ficar um ano sem estudar.

 

Uespi abre 340 vagas para cursos suspensos pelo Conselho de Educação

 

A falta de laboratórios, bibliotecas e professores efetivos levaram o Conselho Estadual de Educação (CEE) a denegar, neste ano, 33 cursos da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Isso significa que o ingresso de alunos a eles deveria ser suspenso até que as falhas sejam sanadas.

Porém, por decisão do Conselho Universitário, a instituição decidiu manter a oferta para algumas dessas licenciaturas e bacharelados. O Portal AZ cruzou a lista de cursos suspensos com o edital do Vestibular Uespi 2011 e constatou que há 340 vagas abertas para dez dos 33 cursos que não são reconhecidos pelo CEE.

Isso significa que alunos ingressarão em áreas de ensino onde, reconhecidamente, não há a estrutura necessária para o desenvolvimento de uma educação superior de qualidade.

A pró-reitora adjunta de Ensino de Graduação, Cleide Arrais, minimiza os impactos da decisão da Uespi. Segundo ela, ao ofertar novas vagas nos cursos denegados, a instituição tomou uma decisão administrativa e assumiu compromissos com o CEE.

Cleide Arrais afirma que parte dos problemas constatados pelo Conselho de Educação já estão sendo sanados. Como exemplos, ela cita reformas em alguns campi e a realização de concurso público para a contratação de professores efetivos, certame previsto para o início do próximo ano.

Confira a lista de cursos denegados onde haverá nova oferta de vagas no Vestibular 2011:

Pedagogia


Bom Jesus - 25 vagas
Oeiras - 20 vagas
Amarante - 40 vagas

Matemática


Teresina (Campus Clóvis Moura) - 60 vagas

Letras


Piripiri - 40 vagas
Bom Jesus - 25 vagas
Picos - 25 vagas

Biologia


Corrente - 30 vagas
São Raimundo Nonato - 35 vagas

Direito


Picos - 40 vagas

 

Fonte: Portalaz.com

 

Fonte:
Bookmark and Share