Roubos a instituições financeiras no Piauí caem mais de 60% em 2019

Roubos a instituições financeiras no Piauí caem mais de 60% em 2019

24/09/2019 - 11:02

Os ataques a caixas eletrônicos no Piauí tiveram uma queda de 63,6% de janeiro a agosto deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo a Secretaria Estadual de Segurança. O número é ainda maior que a média nacional de 43%, conforme a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). Foram 22 ocorrências até agosto de 2018 contra apenas oito casos no mesmo período deste ano.

Os números da pasta incluem os roubos a banco em geral e demonstram uma redução constante nessa prática criminosa desde 2015, quando foram registrados 55 casos no Estado. Os dados fazem parte de um relatório da diretoria de inteligência da Secretaria, divulgado essa semana. Nele ainda é demonstrado que das oito ocorrências registradas esse ano somente em uma o crime ainda não foi solucionado. Nas outras, a polícia contabilizou um total de 34 suspeitos presos.

Com relação às ocorrências deste ano, destacam-se três: uma em Teresina, ainda em janeiro, caracterizada pelo crime de extorsão mediante sequestro, popularmente chamado de “sapatinho”; a segunda ocorrida no mês seguinte - fevereiro, na cidade de Castelo do Piauí; e a terceira em abril, no município de Campo Maior, que foi efetuada por uma quadrilha interestadual já desarticulada.  Ainda assim, entre os anos de 2015 e 2019, a redução verificada nos casos de roubos, furtos e extorsão mediante sequestro contra instituições bancárias no Piauí é de 83,3%. 

Fonte: 180 GRAUS