Fogo: Incêndio em Jurema ameaça parques nas serras da Capivara e Confusões


09/10/2010 - 07:10

Um incêndio no município de Jurema, a 581 quilômetros de Teresina, está colocando em risco os parques nacionais Serra da Capivara, Serra Vermelha e Serra das Confusões. As chamas, iniciadas no início da tarde de ontem (08), estão se alastrando em direção aos pontos turísticos.

Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato

"O fogo começou em uma vegetação à beira da estrada que dá acesso ao município. O Corpo de Bombeiros da capital foi acionado e já destinou uma guarnição para combater os focos", garante o major Fredman Wellington.


Um grupo de 150 civis está mobilizado para apoiar o combate às chamas enquanto a equipe dos Bombeiros não chega ao local.


"Há suspeitas de que o fogo tenha tido origem em alguma bagana de cigarro descartada de maneira irregular na rodovia", explica o militar.

A arqueóloga Niéde Guidon, presidente da Fundação Museu do Homem Americano - Fumdham -, informou ao Cidadeverde.com que ainda desconhece o incêndio nas proximidades do parque da Serra da Capivara, e prometeu averiguar. Ela teme que o clima seco na região e as queimadas irregulares possam provocar danos ao local.

Outro foco de incêndio foi registra pelo interior do Estado, novamente no município de Miguel Leão, a 88 quilômetros de Teresina. "O fogo já destruiu duas casas de palha na zona rural do município, mas que estavam abandonadas", garante major Fredman.


Na capital do Piauí também foi registrada a ocorrência de chamas em um terreno baldio no bairro Piçarreira, zona leste da cidade.

 

Fonte:
Bookmark and Share