Semar recolhe 100kg de óleo no litoral e descarta interdição das praias no Piauí

Semar recolhe 100kg de óleo no litoral e descarta interdição das praias no Piauí

15/10/2019 - 09:38

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) garante que não haverá interdição de praias do Piauí por conta do aparecimento de manchas de óleo na costa do Nordeste. Os últimos registros são do final do mês de setembro quando cerca de 100 kg de materiais contaminados com o óleo foram recolhidos das praias, segundo informações da própria Semar. 

Foto: Tartarugas do Delta

“Até agora, pelos registros que foram encontrados, não há nenhum indicativo de interdição, mas o monitoramento continua. As manchas que apareceram no Piauí eram pequenas e do dia 30 de setembro para cá não encontramos mais nada. Ainda assim estamos nos preparando para caso novas manchas surjam. A população pode ficar tranquila quanto a segurança das praias”, assegurou a secretária Sádia Castro.

De acordo com a Semar, o mês de outubro ainda não registrou novas manchas de óleo. A orientação é que, caso algum foco seja identificado, a informação seja repassada imediatamente para a Capitania dos Portos ou demais órgãos públicos.

“Os registros que nós temos são os registros do mês passado ainda, felizmente foram encontrados registros dia 27, 28 e 30 de setembro. De lá até aqui não foi mais encontrado nenhum novo registro mas o monitoramento continua”, explicou a secretária de Meio Ambiente.

O órgão também informou que serão utilizados drones para o monitoramento aéreo da costa e identificação de possíveis novas manchas. Auditores fiscais de Teresina também foram destacados para o escritório da Semar em Parnaíba para reforçar o monitoramento.

Fonte: cidadeverde.com