Casos de AIDS triplicam no PI: Saúde alerta para prevenção e teste rápido

Casos de AIDS triplicam no PI: Saúde alerta para prevenção e teste rápido

01/12/2019 - 12:58

Hoje, 1º de dezembro, dia mundial de luta contra a AIDS, também é um dia de reflexão. Somente no Piauí, neste ano de 2019, já são 752 novos casos registrados no estado.  Esse dado não está fechado, mas serve de alerta, pois, nos últimos dez anos, houve o crescente aumento de pessoas infectadas pela doença no Piauí, principalmente entre os homens.

Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde

De 2008 a 2018, os registrados saíram de 264 para 865 novos casos registrados. Em dez anos, o Piauí contabilizou 5.587 casos; lembrando que esse quantitativo é subnotificado, ou seja, mais pessoas podem estar com a doença, mas sem registro na Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). O primeiro caso de AIDS registrado no Piauí ocorreu em 1980, quando ocorreu uma epidemia no país.

A coordenadora de doenças transmissíveis da Sesapi, enfermeira Karina Amorim, comentou que em “uma década aumentou 50% dos casos no Piauí. isso aconteceu, principalmente, pelo não uso do preservativo e pela falta do autocuidado”, comentou a coordenadora.

Karina Amorim ressalta que o aumento do número de casos também ocorreu porque houve a ampliação do diagnóstico e a descentralização do teste rápido. Com isso, as pessoas infectadas puderam descobriram a doença com maior rapidez.

Fonte: cidade verde
Bookmark and Share