Pesquisa mostra que motoristas são mais prudentes quando estão acompanhados

Pesquisa mostra que motoristas são mais prudentes quando estão acompanhados

16/02/2020 - 09:01

Uma pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) e do Observatório de Segurança Viária mostrou que os motoristas são mais prudentes quando dirigem acompanhados. Seis condutores voluntários de Curitiba foram monitorados por vídeo durante 15 dias.

Os pesquisadores instalaram um sistema de monitoramento e três câmeras em cada carro. Eles sabiam que no início os motoristas lembrariam que estavam sendo filmados. Por isso, não usaram as primeiras horas de gravação.

Logo que os voluntários esqueceram do monitoramento e passaram a dirigir naturalmente, muitos flagrantes foram registrados. As imagens não podem identificar os motoristas, mas mostram um que entrou com uma fruta, derrubou, procurou e finalmente encontrou e comeu o alimento.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não proíbe especificamente comer ou fumar, mas dirigir com apenas uma das mãos ao volante é uma infração média, que rende multa de R$ 130 e quatro pontos na carteira.

 

Celular ao volante

Todos os condutores gravados usaram o celular no trânsito. Sozinhos, eles usaram o aparelho 14,54% do tempo na direção. Com carona, o tempo de uso caiu para 5,75%.

Uma mulher, por exemplo, manuseava o celular dirigindo sozinha. Quando estava com outra pessoa no banco de trás, ela não tocou mais no aparelho.

"Quando você está oferecendo carona, principalmente para alguém que não é seu amigo próximo, não é seu familiar, você tende a ter comportamento mais seguro por dois motivos. Tanto por ter alguém pra conversar e também porque regula o comportamento porque está sendo julgado por outra pessoa", afirma o professor da UFPR Jorge Bastos.

Mexer no celular ao volante é infração gravíssima, que rende multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira.

600 infrações

 

Os pesquisadores concluíram que os seis voluntários cometeram juntos 600 infrações. Elas não se tornaram multas porque não foram flagradas por agentes de trânsito, mas representam riscos de acidentes.

O voluntário Yuri Schmidt Krubnik, que é estudante, contou que percebeu que o comportamento muda quando tem carona no carro.

"Tendo outra pessoas do meu lado eu acabado sendo um pouco mais devagar no trânsito e bem mais prudente, porque a vida dessa outra pessoas está em jogo também", afirma.

 

Excesso de velocidade

A pesquisa também mostrou que quem está sozinho corre mais. A distância percorrida acima da velocidade permitida foi 20% maior quando não tinha ninguém com o motorista.

"Andar com mais pessoas no carro, além de poluir menos e não congestionar tanto o trânsito, também traz o benefício da segurança", explica o diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança Viária, José Aurélio Ramalho.

Fonte: G1