Corpo de Bombeiros reforça ações em municípios atingidos pelas chuvas

Corpo de Bombeiros reforça ações em municípios atingidos pelas chuvas

27/03/2020 - 11:52

Em meio às fortes chuvas que caem sobre a região Norte do estado, o Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMP) destacou equipes de socorro para atender aos municípios que sofrem com enchentes e registram famílias desalojadas e em áreas de risco.

Em atendimentos no município de Barras, nessa quarta-feira (25), 35 famílias foram atendidas, sendo 28 destas encaminhadas para casas acolhedoras e outras sete para abrigos públicos. Ao todo, 118 pessoas, 91 adultos, 18 crianças e nove idosos foram resgatados na cidade no dia de ontem. Segundo dados do Corpo de Bombeiros, 763 famílias foram afetadas com as chuvas desde o início do período chuvoso na cidade.  300 famílias estão isoladas, 78 desabrigadas e 77 desalojadas.

Em Luzilândia, equipes dos bombeiros e da Defesa Civil Estadual já socorreram cerca de 46 famílias. Na mesma região, em Esperantina, 59 nove famílias estão desalojadas e 28 desabrigadas, de um total de 112 afetadas.

A região sofre com as cheias dos rios Marataoan e Longá, que excederam sua cota de inundação. O atendimento a essas famílias está sendo realizado pela Defesa Civil Estadual e as demais instâncias dos municípios.

No começo deste mês, o Governo do Estado decretou situação de emergência em nove municípios da região, Piripiri, Barras, Batalha, Esperantina, Buriti dos Lopes, Brasileira, Campo Maior, Lagoa Alegre e Ilha Grande.

Com o decreto, ficam autorizadas a convocação de voluntários para ajudar na prestação de serviços; o uso de propriedades privadas no socorro às vítimas das enxurradas, em meio a perigo iminente, além de garantir a mobilização de todos os órgãos estaduais e municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Defesa Civil.

Fonte: Ascom