Mapa destaca as áreas de riscos de contágios da COVID-19 em Pedro II
Mapa destaca as áreas de riscos de contágios da COVID-19 em Pedro II
18/05/2020 - 19:50
Com o objetivo de contribuir no planejamento das ações de enfrentamento à pandemia do novo Coronavírus na cidade de Pedro II, os integrantes da Associação de Defesa da Cidadania (ADC) elaboraram um mapa de reapresentação das áreas de maior fluxo e aglomeração de pessoas na zona urbana de Pedro II.
No estudo foram levados em consideração os pontos que ainda convergem um grande número de pessoas simultaneamente, mesmo no tempo de distanciamento social requerido pelas autoridades.
O levantamento foi coordenado pelo professor formado em licenciatura plena em Geografia Hélio Ulisses, aproveitando informações da cartografia e do zoneamento urbano da Prefeitura de Pedro II.
No mapa foram legendadas as classificações de riscos como: baixo, moderado, médio, alto e muito alto.
No levantamento, foi classificado como risco muito alto de contaminação as agências bancárias e loterias, bem como os seus entornos.
Classificam como risco alto de contaminação os entornos e grandes estabelecimentos comerciais, como os supermercados, além do Calçadão da João Mathias.
As áreas de caminhadas, como orla do Açude Joana, estrada da Serra dos Matões e as vias de cooper nos Loteamentos Flor de Lis e Parque das Opalas estão legendadas na classificação de riscos médios a moderados de contaminação ao novo coronavírus.
Nas classificações de médios e moderados riscos de contaminações estão os chafarizes públicos municipais, quando a população tende a ir buscar água por falta de fornecimento regular da Agespisa.
Concomitantemente, a Avenida Coronel Cordeiro, da ponte até o inicio do declive no bairro Campestre é a principal via pública de circulação utilizada pela população que procura a aquisição de compras e serviços na maioria dos estabelecimentos classificados no estudo.
zona urbana de Pedro II
Os cuidados pessoais como o uso de máscara facial, o distanciamento de dois metros com outra pessoa e higienização das mãos são itens necessários para diminuir o risco de contágio ao novo coronavírus.