Hemopi reforça higienização para segurança na doação de sangue

Hemopi reforça higienização para segurança na doação de sangue

01/06/2020 - 16:39

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) investiu em equipamentos para garantir maior segurança aos doadores de sangue e colaboradores do hemocentro. Nesse sentido, foi instalada uma cabine individual de higienização na entrada principal da sede do Hemopi em Teresina, bem como totens para higienização das mãos com álcool em gel em todos os andares do prédio.

O diretor-geral do Hemopi, Jurandir Martins, explica que as medidas visam à maior segurança para quem se disponibiliza a vir até ao centro de hematologia doar sangue. “Reforçamos ainda mais a segurança no atendimento ao doador em Teresina e também vamos enviar os totens com dispenser de álcool em gel para as três unidades no interior – Picos, Parnaíba e Floriano”, explica o gestor.

Ao entrar na cabine de higienização, o indivíduo recebe uma bruma de Gluconato de Clorexidina, substância com eficácia comprovada contra bactérias, vírus, fungos e leveduras, sem efeitos secundários desagradáveis para o usuário. A Clorexidina é amplamente usada em serviços de saúde para higienização pessoal, a exemplo dos consultórios odontológicos, que utilizam para a desinfecção da pele contra o desenvolvimento de microrganismos.

O Hemopi segue protocolos rígidos de biossegurança que foram reforçados em decorrência da pandemia da Covid-19. Foram feitas adaptações internas no ciclo do sangue para que os doadores se sintam mais seguros para fazer doações nesse período.

Fonte: Com informações da Ascom