Sorrisos, palmas, músicas, alívio e fé: veja comemorações de idosos curados da Covid-19

Sorrisos, palmas, músicas, alívio e fé: veja comemorações de idosos curados

06/06/2020 - 10:18

Em meio à pandemia do novo coronavírus, contrair a doença e conseguir vencê-la é motivo para muita comemoração – especialmente no caso de pacientes que estão entre os grupos mais vulneráveis à Covid-19, como os idosos.

Idosos que tiveram Covid-19 comemoram após receber alta — Foto: Divulgação

É emoção para a família, para os amigos, para os profissionais de saúde. A vida passa a ter um novo significado, representa uma nova chance – e o agradecimento marca esse momento renovador.

No Amapá, uma idosa de 96 anos venceu a luta contra a Covid-19 após ter 50% do pulmão comprometido. Jandira Picanço Furtado recebeu alta após 20 dias internada.

Jandira terá de fazer fisioterapia respiratória, mas já está junto dos familiares.

A volta para casa da Cecília Guimarães Thomé, de 82 anos, também foi marcante para médicos e familiares. Isso porque a paciente tem Alzheimer, e o período de internação foi intenso para toda a família. "A maior preocupação que nós tínhamos é de deixá-la sozinha, já que, infelizmente, ela não tem a compreensão do que está acontecendo", declarou a neta Gabriela.

A alta de Cecília exigiu mais cuidados, já que ela teve a parte motora prejudicada por conta do tempo de internação. A paciente já começou a fazer fisioterapia para voltar a se locomover e a ter firmeza e confiança.

Maria Elisia de Souza, de 72 anos, e Affonso Ceolin, de 89 anos, contraíram o novo coronavírus e ficaram internados em um hospital em Tubarão (SC). Apesar de estarem no grupo de risco da doença, nenhum dos dois precisou ser transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). "Sempre me deram muito apoio. Eu e meu marido sairmos daqui vivo, nós dois idosos, é um milagre de Deus", disse Maria, após receber as homenagens.

Em Goiânia, outro casal contraiu a doença, passou duas semanas no hospital e teve alta junto. Cirsa Pimentel Machado, de 67 anos, e Edgar Batista Machado, de 72, casados há 45, estão curados da doença.

Maria do Socorro Alves Bessa, de 68 anos, venceu a luta contra a Covid-19 em Quixeramobim (CE).

Francisca Carvalho da Silva contraiu a doença, ficou um mês internada e foi curada. Teve muita festa no hospital em Teresina, com direito a cartazes da equipe médica e da família.

Anna Augusta de Oliveira, de 102 anos, ficou 23 dias internada e teve alta. A ex-primeira-dama de Cuiabá contou com o carinho do neto Arnaldo nesse período de recuperação. "Os familiares estão muito felizes com a volta dessa pessoa tão especial na nossa família", disse ele.

Eudes Januário ficou 51 dias internado e agradeceu a dedicação dos profissionais de saúde e do apoio da família. "São situações que preciso agradecer. [...] Tive cerca de 80% dos meus pulmões comprometidos, então imagina a violência dessa doença”, contou.

Depois de 11 dias longe da família, Francisca Pereira Lopes, de 88 anos, pôde reencontrar aqueles que tanto ama. A idosa foi diagnosticada com coronavírus e precisou ficar mais de uma semana internada na UTI do Hospital São Vicente, em Jundiaí (SP).

 

Fonte: G1