Estudo com corticoide reduziu mortes por covid-19 em 1/3, dizem cientistas ingleses
Estudo com corticoide reduziu mortes por covid-19 em 1/3, dizem cientistas ingle
16/06/2020 - 19:30
Pesquisadores ingleses anunciaram nesta terça-feira, 16, que a aplicação de um corticoide barato conhecido como dexametasona em pacientes internados com covid-19 foi capaz de reduzir as taxas de mortalidade em cerca de um terço entre os casos mais graves de infecção, submetidos à ventilação. É o primeiro medicamento testado até agora contra a doença causada pelo novo coronavírus com resultados na sobrevida. Não houve ganho, porém, em pacientes que não precisam de ajuda para respirar.
Foto: Yves Herman / Reuters
A droga, um forte anti-inflamatório e imunossupressor usado em doenças reumatológicas (como artrite) e alérgicas (como asma), foi aplicada em doses de 6 mg uma vez por dia em 2.104 pacientes no Reino Unido, que fizeram parte de um estudo clínico randômico que recebeu o nome de Recovery. Eles receberam a medição por dez dias e tiveram seu desempenho comparado com 4.321 pacientes que receberam apenas os os cuidados habituais.
Pesquisadores da Universidade de Oxford divulgaram nesta terça os resultados para a imprensa afirmando se tratar de um "grande avanço". Os dados, porém, ainda não foram submetidos a avaliação dos pares e não foram publicados em revista científica. Os cientistas disseram que, dada a importância desses resultados para a saúde pública, estão trabalhando para publicar todos os detalhes o mais rápido possível.
O medicamento está sendo avaliado no Brasil pela Coalização Covid Brasil, esforço dos hospitas Sírio Libanês, Albert Einstein, HCor e BricNet para fazer ensaios clínicos com diversas drogas candidatas. No País, a marca mais conhecida do remédio é o Decadron, mas há também versões genéricas.