Mais de 6.300 servidores na lista de suspeitos de fraude para receber auxílio

Mais de 6.300 servidores na lista de suspeitos de fraude para receber auxílio

25/07/2020 - 06:30

A Controladoria-Geral da União (CGU) detectou que 6.380 agentes públicos do Piauí, entre estaduais e municipais, receberam o auxílio emergencial de forma indevida. São funcionários públicos, militares, estagiários, pensionistas e aposentados. 

Do total, 3.791 são agentes públicos estaduais e 2.589 municipais. No geral foram creditados indevidamente R$ 4,3 milhões. Segundo a CGU, esses resultados são de cruzamentos feitos com as bases de servidores públicos federais, estaduais ou municipais nos pagamentos do Auxílio Emergencial efetuados no período de 1° a 31 de maio. Os dados foram atualizados em 13 de julho.

No Brasil, de acordo com a CGU, a quantidade de pagamentos é maior que a quantidade de beneficiários, pois há pessoas que receberam duas parcelas no mês de maio. Um novo balanço está previsto para ser divulgado nesta sexta-feira.

O cruzamento feito pela CGU busca dar suporte às ações e decisões do Ministério da Cidadania relacionadas ao pagamento do auxílio. Em todo o país, os dados apontam a 396.316 agentes públicos incluídos como beneficiários do Auxílio.  Na esfera federal, são 7.236 pagamentos a beneficiários que constam como agentes públicos federais com vínculo ativo no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape) e 17.551 pagamentos a CPF que constam como servidores militares da União, ativos ou inativos, ou pensionistas. Nas esferas estadual, distrital e municipal, foram identificados 371.529 pagamentos a agentes públicos, ativos, inativos e pensionistas.

Fonte: cidade verde