Rede particular de ensino planeja retorno das aulas para 22 de setembro

Rede particular de ensino planeja retorno das aulas para 22 de setembro

07/08/2020 - 08:53

O Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe-PI) afirma que até o momento está mantido o retorno da aulas presenciais da rede particular de ensino para o dia 22 de setembro de 2020, seguindo o cronograma de reabertura das atividades econômicas, durante a pandemia da Covid-19, do Governo do Piauí.

Foto: Facebook/CentroUniversitarioSantoAgostinho

"Essa data de 22 de setembro será cumprida pelo retorno das aulas, mas ainda não sabemos como será esse retorno, se será de 50% ou 100%. Estamos em discussão com o Comitê (de Operações Emergenciais do Governo do Estado) e aguardando o protocolo (sanitário) das autoridades", diz o primeiro vice-presidente do Sinepe, Átila Filho. 

Átila Filho ressalta que cada instituição de ensino prepara o próprio protocolo sanitário, que deverá ser adequado ao protocolo especifico publicado pelo Governo do Estado no Diário Oficial.

Se no protocolo específico do governo estiver autorizado retornar apenas 50% das aulas presenciais, a nível de faculdade, Átila Filho diz que as instituições poderão priorizar as aulas práticas e laboratoriais, que necessita da presença do aluno.

"Nesse retorno será respeitado o distanciamento de dois metros e o isolamento social, conforme orienta o protocolo do Estado. As aulas presenciais deverão priorizar os serviços que atende a comunidade, como a clínica-escola de nutrição, farmácia, psicologia; os estágios, visitas técnicas e extensão. Cada instituição terá o seu protocolo de reabertura adequado a sua infraestrutura. Deverá ocorrer o retorno gradativo, mantendo o ensino remoto em algumas atividades".

Átila Filho acrescenta que o Governo do Estado ainda não detalhou se todas as séries escolares terão permissão para retornar com as aulas presenciais. "Sabemos desse retorno do Ensino Superior e Ensino Médio, mas ainda está em discussão o retorno do Ensino Infantil e das séries iniciais. Acredito que tudo volte, mas não será com a presencialidade de todos os alunos". 

Uma reunião deverá ocorrer antes do dia 22 de setembro para detalhar como de fato poderá ocorrer o retorno das aulas presenciais na rede particular, diz Átila Filho. "Inclusive, nessa reunião e no protocolo deverão discutir a quantidade de alunos por sala e na instituição". 

O segundo período letivo na rede particular iniciou neste mês de agosto, com aulas e atividades remotas. 

Fonte: cidadeverde.com