Calor, recorde de queimadas no Brasil preocupa Bombeiros

Calor, recorde de queimadas no Brasil preocupa Bombeiros

03/10/2020 - 06:50

O Brasil está quente, muito quente. As temperaturas subiram em todas as regiões do país: por causa do clima do ano e também por causa das queimadas que seguem batendo recordes.

 Foto: Reprodução / Twitter

B-R-O-Bró

O B-R-O-Bró é conhecido do piauiense e se popularizou em grande parte do país nos últimos dias. O termo é em referência à última sílaba dos meses setembro, outubro, novembro e dezembro. E neste ano "viralizou" após a área do estado aparecer completamente coberta por vermelho no mapa de temperaturas durante a previsão do tempo. A imagem apareceu no Bom Dia Brasil, se multiplicou e virou piada no twitter. O período do B-R-O-Bró começou na terça-feira (29).

E segue a devastação no Pantanal. Foram 8.106 pontos de incêndio em setembro. Ano já tem o maior número de focos da história e o mês é o pior em número de focos de incêndio desde 1998, quando começou o monitoramento feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Amazônia teve alta de 61% no número de focos em comparação a setembro de 2019.

fogo no Pantanal em 2020 destruiu 3.461 hectares, o equivalente a 23% do bioma, até 27 de setembro. No mesmo período do ano passado, as queimadas destruíram 1.559 hectares, ou seja, o aumento na atual temporada de queimadas foi de 122%.

Fonte: G1