Polícia Militar propõe que TRE instale urnas somente no dia da eleição

Polícia Militar propõe que TRE instale urnas somente no dia da eleição

07/10/2020 - 20:33

A Polícia Militar do Piauí enviou nesta quarta-feira (7) plano de segurança ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) propondo que o órgão instale as urnas eletrônicas - de algumas áreas urbanas - somente no domingo (15 de novembro), dia da eleição, e não no sábado (14), como tradicionalmente ocorre.

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com 

Com base em experiências anteriores, o comando da PM, informou que na véspera da eleição há muita demanda de ocorrência e muitas vezes os policiais estão fazendo segurança das urnas quando deveria está na rua, acompanhando os registros.

A proposta da PM é que se o TRE instalar as urnas eletrônicas no sábado, dia 14, o próprio TRE terá que contratar vigia para a zona urbana das cidade. A ideia é que os policiais façam a segurança das urnas no sábado e domingo somente na zona rural. 

O coronel Canuto, coordenador geral de Operações Adjunto da PM, informou que o efetivo total da PM do Piauí será de mais de 4.400 homens para todo o estado. Somente nos locais de votação são 3.634 policiais, a mesma quantidade de zonas eleitorais. No domingo, cada local de votação terá um policial para fazer a segurança e evitar tumultos nessas áreas. 

A proposta foi apresentada nesta quarta através de reunião em videoconferência com juízes eleitorais e integrantes do Tribunal. A maioria dos magistrados concordou com a proposta da PM. O presidente do TRE, desembargador José James irá analisar a mudança e dá um posicionamento se acata ou não o pedido da Polícia Militar. 

Fonte: cidade verde