Volta ao trabalho presencial exige adaptação de profissionais e acolhimento das empresas, alerta especialista

Volta ao trabalho presencial exige adaptação de profissionais

10/10/2020 - 21:58

Com a retomada das atividades após a flexibilização do isolamento social, uma das grandes preocupações é a volta do trabalho presencial, após muitos profissionais ficarem mais de seis meses em home office por causa da pandemia.

Para a especialista Bárbara Nogueira, diretora da Prime Talent, é preciso estar atento ao gerenciamento das emoções e do bem-estar mental dos profissionais.

A especialista alerta que a volta ao ambiente de trabalho pode desativar as defesas psíquicas e exacerbar sentimentos como estresse, angústia, ansiedade e depressão. Sendo assim, é fundamental que as pessoas desenvolvam ainda mais sua inteligência emocional, ao passo que as empresas precisam adotar estratégias de acolhimento, escuta e acompanhamento para identificar sinais de transtornos, ainda que leves.

No Dia Mundial da Saúde Mental, comemorado neste sábado (10), pesquisa da empresa de recrutamento especializado Robert Half mostra que, para 38% dos profissionais empregados, a saúde mental e bem-estar pioraram durante pandemia.

Bárbara explica que, diante da pandemia, todos tiveram que se reinventar e alterar completamente suas rotinas. Agora, novamente, precisam se adaptar a um “novo normal” no local de trabalho, com alguns vivenciando o medo do contágio pelo coronavírus, outros que estavam felizes com a atuação remota, além daqueles que apresentam sequelas do isolamento ou dificuldades particulares.

Fonte: g1