Pequeno asteroide cai no Ceará e assusta moradores da região

Pequeno asteroide cai no Ceará e assusta moradores da região

12/10/2020 - 09:33

Um pequeno asteroide caiu na manhã deste sábado (10) na região do Maciço do Baturité, no Ceará. O barulho forte e alto assustou moradores de Baturité, Redenção, Pacoti, Mulungu, Palmácia e Guaramiranga.

Foto: Bramon

Segundo relato do astrônomo, Lauriston Trindade, da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o objeto foi avistado ao sul de Fortaleza, próximo da região do Maciço, onde se deslocou no sentido Noroeste.

"Houve uma forte explosão por volta das 6h50 da manhã, quando vários moradores da região escutaram essa explosão. Acreditamos que seja um pequeno asteroide que entrou na atmosfera da Terra sobre o Maciço de Baturité. Nós da Bramon estamos levantando mais dados, temos algumas imagens de satélite, que registram a extensão deste fenômeno. Estamos tentando coletar mais relatos e vídeos para tentar determinar a trajetória", afirmou.

Satélite meteorológico registra o fenômeno

 

O professor de astronomia Romário Fernandes afirmou para o G1 que um satélite geoestacionário meteorológico registrou o fenômeno.

“Há um satélite que está centenas de quilômetros acima da Terra e ele é um satélite geoestacionário meteorológico de monitoramento climático. Ele fica orbitando a Terra regularmente para outros fins. E ele capturou esse registro. Esse azul (indicado na imagem) é um indicativo do fenômeno luminoso, a explosão que aconteceu por volta das 6h50 na região" explica.

Para o astrônomo Lauriston Trindade, o tamanho e o impacto do objeto confirmam que se trata de um asteroide.

“A partir de um metro de diâmetro já é considerado oficialmente um asteroide. A gente vai tentar calcular a massa dele porque existem estações de infrassom pelo mundo que podem ter registrado também esse som. Foi um pequeno asteroide, a gente tem convicção pela magnitude, pelo poder que ele teve, de que se trata de um objeto relativamente grandinho”, avaliou Trindade.

Fonte: G1