Hemopi continua com estoque reduzido e pede por novas doações

Hemopi continua com estoque reduzido e pede por novas doações

28/10/2020 - 16:34

O Hemopi (Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí) sofreu uma drástica redução nas doações de sangue desde o início da pandemia do novo coronavírus no Piauí e, mais uma vez, vem a público pedir por doações. Desde a semana passada, cirurgias eletivas em hospitais, como no Hospital de Urgência de Teresina (HUT), foram canceladas por falta de estoque.

Foto:Rodrigo Nunes/MS

O diretor do Hemopi, Jurandir Martins, relata que desde o mês de março um plano de contingência foi adotado para a captação de doadores para “diminuir as perdas”. 

“De agosto para cá, a gente busca fortalecer o nosso serviço com a realização de palestras, campanhas de sensibilização e as coletas externas nos bairros da capital e no interior. O intuito é reestabelecer o nosso estoque de sangue”. 

O diretor explica que o Hemopi tem os quatro tipos principais de sangue, que são os tipos O, A, B e AB. “Eu diria que os sangues (tipo) B e (tipo) AB, que são os sangues menos prevalentes na população brasileira, são os sangues mais raros. Mesmo que você seja qualquer outro tipo sanguíneo é importante que você venha doar”.

Jurandir Martins ressalta que a necessidade por sangue é diária no Hemopi. “Nós somos o único hemocentro no estado e nós temos por necessidade atender toda a demanda hospitalar, de toda rede pública e parte da rede privada”.

“Nós queríamos também aqui garantir que todas as medidas de segurança são tomadas no sentido de evitar a proliferação do novo coronavírus”.  

Fonte: cidade verde