PF faz operação contra tráfico internacional de drogas e cumpre mandado em Teresina

PF faz operação contra tráfico internacional de drogas e cumpre mandado no PI

09/11/2020 - 11:02

A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta segunda (09), a Operação Pojuca, com o objetivo de combater o tráfico internacional de drogas feito por terra e mar. Essa ação foi em conjunto com a PF em Pernambuco que também deflagrou hoje a Operação Símios. Em Teresina, foi cumprido mandado de busca e apreensão.

Arquivo CV

Pela operação Pojuca, estão sendo cumpridos cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva.  As ordens de busca e prisão preventiva foram expedidas pela 3ª Vara Federal Criminal do Pará. 

As investigações começaram quando Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil, no dia 11/10/2019, ao realizar fiscalização de rotina, identificaram cerca de 1,436 mil quilos de cocaína envolto de argamassa (método utilizado para ocultar a substância entorpecente do SCANNER), no Porto de Vila do Conde, em Barcarena/PA, no interior de um container.

Através de investigações chegou-se ao nome de criminosos, que se utilizaram de identidades falsas e empresas de fachada para operacionalizar o transporte de cargas ilícitas de drogas com destino ao exterior.

Já na ação de Pernambuco, a droga estava escondida em uma carga de banana no Porto de Suape, no Grande Recife em junho do ano passado. Os mais de 800 quilos de cocaína seguiria para a Bélgica, A operação de Pernambuco cumpre mandados de prisão e de busca e apreensão em Jaboatão dos Guararapes, Bonito e Petrolina, todas no Pernambuco.

Considerando as duas operações, cerca de 50 policiais federais participam da operação.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e falsidade documental, com penas que podem alcançar 23 anos de reclusão, além de multa.

Fonte: CIDADE VERDE