Sesapi investiga seis possíveis casos de reinfecções por coronavírus no Piauí

Sesapi investiga seis possíveis casos de reinfecções por coronavírus no Piauí

10/11/2020 - 10:26

O Piauí registra seis possíveis casos de reinfecções de coronavírus. Exames de pessoas que teriam sido contaminadas duas vezes pelo novo vírus ainda estão em análise no Laboratório Adolfo Lutz, em São Paulo.  

No final do mês de outubro, o Ministério da Saúde publicou nota técnica com orientações preliminares sobre a conduta frente a um caso suspeito de reinfecção da Covid-19 no Brasil.

Um caso suspeito de reinfecção pelo SARS-CoV-2 acontece quando um pessoa tem dois resultados positivos de RT-PCR em tempo real para o vírus com intervalo igual ou superior a 90 dias entre os dois episódios de infecção respiratória, independente da condição clínica observada nos dois episódios.

"Essa reinfecção teria que ter um desses padrões. Primeiro, a confirmação do vírus na primeira infecção através de RT PCR. Não vale outro exame, teste rápido de antígeno, teste de anticorpos, esses não são considerados", explica a infectologista Elna Amaral.

Um estudante de Administração, morador deTeresina, prefere não se identificar, mas afirma que pode ter contraído o coronavírus duas vezes. Exames RT-PCR mostram a presença do vírus nas amostras dele colhidas em julho e depois, em outubro, três meses após a primeira infecção. 

Fonte: CIDADE VERDE