Saiba os serviços que estarão disponíveis no Portal do TSE

Saiba os serviços que estarão disponíveis no Portal do TSE

14/11/2020 - 11:00

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) customizou o seu Portal. Já no domingo (15), primeiro turno das Eleições 2020, depois das 17h, entrará no ar a página de Resultados, a mais buscada no dia do pleito. As alterações decorrem do crescimento exponencial de demandas de acesso nesse período, em que milhões de brasileiros vão às urnas. Durante esse período, o acesso continua pelo endereço www.tse.jus.br.

As ações também objetivam preservar a segurança dos sistemas utilizados pela Justiça Eleitoral – em especial, os de totalização dos votos e de divulgação de resultados –, sem deixar de lado a funcionalidade do Portal.

Os computadores da Justiça Eleitoral têm reconhecida segurança cibernética, mas isso não significa que estejam imunes a tentativas de invasão por terceiros, sobretudo nos dias das eleições. No fim de semana do primeiro turno das Eleições Gerais de 2014, por exemplo, o TSE recebeu 200 mil ataques de negação de serviço (DDoS) por segundo.

Além desse método, são comuns investidas e ações de exploração de vulnerabilidades como defacement (pichação de sites), proliferação de cavalos de Troia (programas que abrem portas no sistema para conexões externas indevidas), phishing (captura de dados e senhas) e SQL injection (inserção de comandos em bancos de dados por meio da internet).

Com a configuração que será adotada a partir desta sexta (13), os sites do TSE e dos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) vão operar apenas com as aplicações de maior relevância para o usuário. O layout temporário tem design simples, acessível e objetivo, para facilitar a busca de informações e serviços durante o período de alto tráfego.

Confira!

No Portal do TSE, em destaque, o internauta verá a arte “#SeuVotoTemPoder – Eleições 2020”. Logo abaixo, virão os links: Título (local de votação – situação eleitoral e o e-Título); Justificativa (formulário e postos de justificação); Imprensa (notícias e Centro de Divulgação das Eleições); Candidatos (DivulgaCandContas); Denúncias (Pardal e WhatsApp); Mesários (canal do mesário e aplicativos); Justiça Eleitoral; Covid-19 (voto com segurança); e Tira-dúvidas eleitoral (WhatsApp / bot).

Em Justiça Eleitoral, o internauta encontrará dicas e cuidados para votar com segurança, detalhes do seu título eleitoral, poderá esclarecer dúvidas em “Fato ou Boato” e conhecer o histórico dos seus candidatos, além de poder consultar as Parcerias Digitais nas Eleições 2020, entre outros importantes conteúdos.

Também vale dar uma conferida em “Covid-19”, onde o eleitor acessa informações valiosas sobre os cuidados antes de sair de casa e no local de votação, o passo a passo do voto e o Plano de Segurança Sanitária para as Eleições Municipais de 2020.

É importante lembrar que os serviços de e-mail para o TSE estarão indisponíveis. Mensagens enviadas vão ficar retidas e liberadas assim que ocorrer a normalização do ambiente de segurança.

 

Fonte: TSE