Eleições 2020: Ocorrências no pleito eleitoral no Piauí

Eleições 2020: Ocorrências no pleito eleitoral no Piauí

15/11/2020 - 13:53

Eleitores têm relatado problemas para acessar o e-título, aplicativo que substitui o título de eleitor na hora da votação, neste domingo (15). Um dos problemas mencionados é quando o eleitor tenta concluir o cadastro e aparece a seguinte mensagem: 'Desculpe! Algo saiu errado com sua solicitação. Pedimos a gentileza de tentar acessar este serviço dentro de alguns minutos. Caso o problema persista, verifique sua conexão com a internet.Também há relatos de problemas na hora de justificar o voto pelo aplicativo.

O e-título pode ser usado pelo eleitor que não está em sua cidade de votação e pretende justificar a ausência. Até as 8h50 deste domingo, 400 mil eleitores já haviam justificado a ausência por meio do aplicativo, de acordo com números do TSE. O e-título também pode ser usado como documento de identificação nas seções eleitorais. O tribunal também informou que 12,8 milhões de pessoas baixaram o aplicativo.

Urnas Eletrônicas, Segundo informações da Secretaria de Tecnologia da Informação do TRE-PI, até o momento foram registrados pelos 23 ocorrências com urnas eletrônicas. Desse total, houve a necessidade de substituição de 7 urnas por outras de contingência. A votação continua sendo 100% eletrônica em todo o Estado.

Ocorrências Policiais, conforme informado pela Polícia Militar, Em relação ao último boletim divulgado às 10h, houve mais duas 2 ocorrências registradas agora no município de Sebastião Leal referentes a compra de votos e a distribuição de santinhos.
Portanto desde as 10h, de acordo com o Comitê de Segurança Integrado montado na Sede do TRE-PI, são até este momento 33 ocorrências policiais registradas nos municípios de: Teresina, Água Branca, Canto do Buriti, Cajazeiras, Francinópolis, Geminiano, Itaueira, Jaicós, Paulistana, Redenção do Gurgueia, São Gonçalo do Gurgueia e Sebastião Leal, relacionadas a boca de urna, compra de votos, aglomeração de eleitores, desobediência as ordens da Justiça Eleitoral, fatos e imputações inverídicas – desinformação.

Quanto a conduções e/ou prisões, também de acordo com o citado Comitê, foram registradas até o momento 3 candidatos e 28 eleitores conduzidos a Delegacia ou Fórum e/ou presos.
Próximo boletim: 14h.

 

Fonte: Informações do Comitê de Segurança Integrado montado no TRE-PI.