PF cumpre 8 mandados em operação que investiga corrupção eleitoral em Barras

PF cumpre 8 mandados em operação que investiga corrupção eleitoral em Barras

25/11/2020 - 10:31

Atualizada às 10h50

A operação Democracia Pescada, deflagrada hoje (25) pela Polícia Federal, teve como um dos alvos o prefeito eleito de Barras, Edilson Sérvulo de Sousa, o  Edilson Capote (PSD). Lideranças ligadas ao prefeito eleito também foram alvos dos mandados de busca e apreensão, com dois irmãos dele, Ivanilda Sérvulo, que mora em Barras, e Wilson Sérvulo, que mora em Brasília.

Também foram alvos de mandados de busca e apreensão a atual vice-prefeita, Cynara Cristina Lages, que foi companheira de Edilson Capote na chapa que venceu as eleições; Os vereadores Antônio Leite Neto(reeleito) e Islândio Sales dos Santos;  e o candidato a vereador José do Nascimento Cavalcante, conhecido como Zé do Pó. 

A denúncia sobre as irregularidades partiram do atual secretário de Cultura do município, João Germano de Sousa Filho, que apresentou uma notícia crime às autoridades relatando  as práticas que teriam  acontecido durante o período eleitoral. 

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (25) a Operação "Democracia Pescada" com objetivo de dar cumprimento a oito mandados de busca e apreensão, sendo sete em endereços na cidade de Barras e um em endereço na cidade de Brasília (DF). A PF investigação corrupção eleitoral. 

Foto: Divulgação/PF

Ao todo, 32 policiais participam da ação, que tem por objeto a apuração do teor de notícia-crime sobre um grupo político que teria comprado, para as eleições de 2020, o apoio de pré-candidatos e lideranças políticas da cidade. 

No contexto apresentado, os recursos utilizados poderiam ser usados para a prática do crime de corrupção eleitoral, dentre outros.

O nome da operação tem relação com a denominação dada aos grupos em que foram subdivididos os políticos e lideranças compradas, segundo a notícia-crime, o que foi feito conforme o peso do apoio político negociado e o respectivo valor da sua compra (peixes de couro, peixes nobres de escama e piabas do rabo seco).

Fonte: CIDADE VERDE