Plano define grupos prioritários que serão vacinados contra a covid no 1º semestre de 2021

Plano define grupos prioritários que serão vacinados contra a covid

25/11/2020 - 10:43

O Governo do Piauí informou nesta terça-feira (24) que está elaborando um plano de logística para a vacinação contra a Covid-19. Diversos setores da Secretaria de Saúde do Estado (Sesapi) estão envolvidos na estratégia que, de acordo com o governo, pretende ser iniciada ainda no primeiro semestre de 2021, a depender da liberação da vacina. 

Foto: Roberta Aline/Cidadeverde.com

Segundo o plano, que ainda está em elaboração, os grupos prioritários na primeira fase de vacinação seriam os idosos acima de 80 anos, pessoas com comorbidades e profissionais da saúde. A Sesapi e os municípios farão um trabalho de busca a este público. 

“Esse processo de imunização vai demandar uma grande estrutura da Sesapi, por isso estamos nos planejando com antecedência para que possamos realizar com êxito todo o processo da imunização Covid-19. Esse é um planejamento que requer muito cuidado e demandará um esforço ainda maior de todos os setores da secretaria”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto. 

Segundo a Sesapi, o planejamento já está sendo estudado há mais de 40 dias em parceria com o Ministério da Saúde, pelos setores que vão da Atenção Básica, Alta Complexidade em Saúde, Vigilância Sanitária e Comunicação, como explica a diretora de Vigilância e Atenção em Saúde da Sesapi, Cristiane Moura Fé. 

“Todo o procedimento de distribuição e organização da rede ficará a cargo da Coordenação de Imunização da Sesapi, através das 11 Regionais de Saúde. Por isso estamos fazendo um levantamento de nossa capacidade instalada, para podermos fazer essa megaoperação a contento, já que teremos uma demanda diferente das demais vacinações, onde chamamos à população e desta vez será ela que virá nos acionar para que seja vacinada. Por isso a mobilização de todos os setores”, afirma.

Fonte: CIDADE VERDE