Parnaíba registra 1º caso de febre do Nilo em humanos;

Parnaíba registra 1º caso de febre do Nilo em humanos;

25/11/2020 - 10:48

O litoral do Piauí registrou o primeiro caso de febre do Nilo Ocidental em humanos. O registro foi na cidade de Parnaíba. A doença é uma  infecção viral transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex. A médica veterinária e doutora em Virologia pelo Instituto Evandro Chagas, Lilian Catenacci, explica que a suspeita é que aves migratórias picadas pelo mosquito estejam espalhando o vírus. 

Piauí foi o primeiro estado a registrar casos de febre do Nilo em humanos. Já são oito casos. O primeiro foi em pacientes residentes nos municípios de Aroeiras do Itaim (2014), Picos (2017), Piripiri (2017), Lagoa Alegre (2019), Teresina (2019),  Amarante (2019) e Água Branca (2020). Casos em animais já foram registrados no Brasil, nos estados do Espírito Santo (2018), Ceará (2019) e São Paulo (2019).

Foto: divulgação

"A gente foi a Parnaíba antes mesmo desse caso ser notificado. O que a gente sabe da experiência da febre do Nilo em outros lugares do mundo é que existe uma suspeita que essa enfermidade chegue no país através das aves migratórias. O nosso litoral, apesar de curto, contém diversas ilhas onde as aves migratórias também chegam e sendo picadas por mosquitos locais podem estar transmitindo a enfermidade, se essas aves tiverem infectadas", explica a médica veterinária. 

Em outubro foi realizada coleta de sangue de aves migratórias, aves silvestres, galinhas e equinos, além de mosquitos para a vigilãncia do vírus da febre do Nilo.

Fonte: CIDADE VERDE