Conselho Tutelar de Esperantina alerta sobre aumento de casos de abuso sexual durante a pandemia

Conselho Tutelar de Esperantina alerta sobre aumento de casos de abuso sexual

25/11/2020 - 11:00

O Conselho Tutelar de Esperantina revelou ao portal RevistaAZ, dados alarmantes de casos de abuso sexual contra crianças adolescentes, durante a pandemia provocada pelo novo coronavírus (Covid-19).

De acordo com a conselheira tutelar Ana Paula Ribeiro, os dados correspondem ao período de 19 de abril 2020 à 24 de novembro de 2020, onde ocorreram 32 casos de violências sexuais contra crianças e adolescentes no município de Esperantina.

Conforme os dados, foram 8 meninos e 24 meninas, entre crianças na faixa etária de 1 ano à 12 anos incompletos, adolescentes de 12 anos completos à 16 anos, que sofreram algum tipo de abuso sexual. Um crescimento de 106% dentro do período de 7 meses acompanhados pelos conselheiros tutelares do município, segundo revelou.

Ainda segundo a conselheira, a necessidade do confinamento devido à covid-19 mudou a rotina de crianças, adolescentes e suas famílias. As aulas presenciais foram suspensas em toda rede pública e particular de ensino, dificultando o trabalho dos sistemas de apoio nos casos de violência contra crianças e adolescentes, pois é dentro âmbito familiar onde ocorrem as maiores violações. “Não cabe só às instituições governamentais, mas a sociedade em geral o dever de se engajar contra esse problema, para que o Conselho Tutelar possa executar medidas eficazes que protejam todas as crianças e adolescentes”, pontua.

Fonte: Revista AZ