Enem realiza neste domingo maior prova do país no pior momento da pandemia

Enem realiza neste domingo maior prova do país no pior momento da pandemia

17/01/2021 - 07:54

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 começa neste domingo (17) para 5,78 milhões de candidatos confirmados, em meio à alta no número de casos de coronavírus.

Mas, no Amazonas, mais de 160 mil candidatos farão a prova em 23 e 24 de fevereiro. A decisão é da Justiça, medida tomada para conter o caos no sistema de saúde do estado, que enfrenta hospitais lotados e até falta de oxigênio.

Até as 20h deste sábado (16), treze estados registravam alta nas mortes: AL, AM, GO, MG, MT, PE, PI, RJ, RN, RR, SE, SP e TO. Eles têm 3,1 milhões de inscritos no Enem 2020 – 54,25% do total.

O Enem é considerado o maior vestibular do país, e a nota serve para disputar vagas em universidades e ter acesso a programas de bolsas (Prouni) ou financiamento de mensalidade (Fies). Candidatos ouvidos pelo G1 dizem estar pressionados entre o sonho de ter uma graduação e o risco de se contaminar.

A aplicação do Enem tem sido alvo de disputas judiciais, devido à pandemia. A prova, prevista originalmente para novembro de 2020, foi adiada para janeiro deste ano – mesmo após enquete com participantes indicar o mês de maio de 2021 como a opção mais votada pelos estudantes. Segundo o governo, a prova em maio atrasaria o cronograma de outros programas de ingresso no ensino superior.

Maior prova do país no pior momento da pandemia

 

Mas, após as eleições e festas de fim de ano, os números da pandemia não pararam de crescer.

A Defensoria Pública da União e entidades estudantis haviam pedido o adiamento da prova em todo o país, alegando risco à saúde da população devido ao deslocamento e aglomeração de alunos em salas de prova. O pedido foi negado. A decisão afirmava que em locais onde haveria necessidade de restringir a circulação de pessoas, as autoridades locais poderiam impedir o Enem.

Foto: Ana Carolina Moreno/G1

A Justiça do AM determinou a suspensão das provas no estado. Um decreto do governo confirmou a restrição. As Defensorias Públicas do Rio, Mato Grosso e Paraná também pediram a suspensão do exame, mas até o momento, só AM teve data remarcada.

O Enem tem uma data oficial de reaplicação (23 e 24 de fevereiro) para atender candidatos que possam ter problemas de infraestrutura, como falta de luz, por exemplo. A prova é montada com questões diferentes, mas com o mesmo nível de dificuldade. Nesta edição, o benefício foi estendido a quem tiver diagnóstico confirmado de Covid. Estas são as mesmas datas do Enem para pessoas privadas de liberdade (Enem PPL).

Fonte: g1