PRO Piauí Educação lança o maior programa de alfabetização do Estado

Piauí conta atualmente, com 16% de sua população acima de 15 anos analfabeta

15/07/2021 - 16:04

O governador Wellington Dias lançou, nesta quinta-feira (15), o Programa de Alfabetização de Jovens, Adultos e Idosos, o PROAJA, o maior programa de alfabetização já realizado no Piauí. Uma ação do PRO Piauí Educação com o objetivo de alfabetizar 200 mil jovens e adultos do Piauí nos anos de 2021 e 2022. A solenidade aconteceu de forma híbrida no Palácio de Karnak.

O estado do Piauí conta atualmente, com 16% de sua população acima de 15 anos analfabeta, um público de jovens, adultos e idosos que não tiveram sua Educação Básica garantida. O PROAJA será implementado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), com o propósito de ampliar oportunidades educacionais apropriadas à população jovem, adulta e idosa, comprovadamente analfabeta.

Um exemplo é a Maria de Fátima, de 66 anos e mora no bairro Promorar, em Teresina. A idosa não pôde estudar quando criança e vê no PROAJA a oportunidade para voltar à escola. “Quando era criança, precisei trabalhar na roça, mas sempre quis aprender a ler e participar dos grupos na igreja. Agora vai dar certo para voltar a estudar”, contou.

De acordo com o chefe do Executivo estadual, o objetivo é oferecer um suporte para que a pessoa prossiga estudando e melhore as condições de vida. “É um desafio grande, não é fácil buscar esse público, pessoa que já tem uma família, que tem que cuidar dos seus afazeres, mas estamos fazendo uma grande aposta, porque isso muda a vida. É mais do que um chamamento para aprender a ler e a escrever, que é o objetivo técnico, queremos ir além, queremos que essa pessoa possa ter acesso à condição de prosseguir estudando para ter um ofício, empreender, com uma certificação e uma condição de vida melhor”, afirmou Wellington Dias.

Fonte: 180 graus