Missa especial marca 87 anos de saudades de Padre Cícero

Missa especial marca 87 anos de saudades de Padre Cícero

20/07/2021 - 08:50

O CTN, Centro de Tradições Nordestinas, realiza nesta terça-feira, dia 20 de julho, uma missa especial em memória do padre Cícero Romão Batista. A celebração que marca os 87 anos de saudades do religioso acontece a partir das 15h na Capela Imaculada Conceição. 

Padre Cícero Romão Batista ou simplesmente Padim Ciço era cearense da cidade de Crato. Faleceu aos 90 anos, dia 20 de julho de 1934 em Juazeiro do Norte, cidade da qual foi o primeiro prefeito em 1911. O CTN guarda a sua memória junto a de Frei Damião como ícones da fé do povo nordestino. 

Valdeir Dedé, teólogo e secretário da Capela Imaculada Conceição, conta mais sobre essa relação. O padre conduziu vida religiosa e política por muitos anos. “Ele era um grande empreendedor. Padre Cícero sempre dizia às famílias que visitava: “Na casa não pode faltar a oficina para o trabalho e o oratório para a oração. Era oração e trabalho“, afirma Dedé.

Durante sua obra, Padim Ciço construiu poços, escolas, cemitérios. Já tinha consciência ecológica, ensinando o uso correto da água para cultivo entre outros conselhos ecológicos. Valorizava muito o artesanato. “A gente vê Padre Cícero como um exemplo porque ele era um padre cheio de outros talentos, né? Os trabalhos artesanais, manuais”, destaca Dedé.

Fonte: ctn