Brasil roubado? Veja as polêmicas da arbitragem que revoltaram os brasileiros nas Olimpíadas

28/07/2021 - 17:17

Que os brasileiros são destaque no mundo dos esportes, muita gente já sabe. Mas quando o assunto é torcida, a coisa fica séria mesmo! Se tem uma coisa que o Brasil sabe fazer bem, é torcer. Defender o que é dele então, nem se fala. E durante as Olimpíadas de Tóquio, a torcida brasileira tem marcado muita presença – mesmo que virtualmente, por causa da pandemia da Covid-19 – principalmente para rebater os resultados polêmicos da arbitragem.

As decisões dos juízes dos Jogos Olímpicos estão sendo muito questionadas pelos brasileiros. Do surfe ao judô, foram várias as vezes que os espectadores das competições questionaram os resultados e apontaram contradições nas pontuações atribuídas aos competidores. 

DERROTA DE MARIA PORTELA NO JUDÔ

Os brasileiros passaram um sufoco daqueles durante a madrugada desta quarta-feira (28). A luta de Maria Portela contra a russa Madina Taimazova, nas oitavas de final da categoria até 70kg, rendeu fortes emoções aos espectadores.

A indignação do público foi presente em vários momentos. Sem pontos no tempo regulamentar, a luta foi para o golden score, em que o primeiro a realizar um golpe vence a disputa. Em três minutos, Portela conseguiu encaixar um golpe na adversária, que caiu de costas no chão. Porém, o árbitro de vídeo não confirmou o que seria um Wazari (marcação de pontos), decisão que revoltou a torcida brasileira, que afirmou que o golpe deveria, sim, ter dado a vitória para a judoca.

Porém, o que já estava ruim conseguiu ficar pior. Em uma luta complicada, ambas judocas já tinham recebido duas punições, sendo assim, qualquer nova penalidade resultaria na derrota de uma delas. Depois de mais de dez minutos de competição sem que nenhuma das combatentes pontuassem, Maria recebeu o terceiro shido (punição) por “falta de combatividade” e foi eliminada da competição, o que causou muita indignação não só nos torcedores, mas também em especialistas do esporte.

Nas redes sociais, torcedores brasileiros e diversas personalidades do judô se manifestaram em apoio à brasileira, criticando a arbitragem do mexicano Everardo Garcia, que não pontuou uma queda a favor de Portela durante o ponto de ouro e, posteriormente, a eliminou por falta de combatividade.

 Flávio Canto, medalha de bronze nos Jogos de Atenas 2004 e comentarista da TV Globo, reclamou da revisão em vídeo, que não anotou Wazari para a brasileira. Tiago Camilo, medalha de prata em Sydney 2000 e de bronze em Pequim 2008, também reclamou do resultado e disse ao vivo, no SporTV, onde atuou como comentarista, que o toque dos ombros e pescoço da russa no tatame configuravam um Wazari.

DERROTA DE GABRIEL MEDINA NO SURF

A derrota de Gabriel Medina nas semifinais do surf nas Olimpíadas de Tóquio também causou muita discussão nas redes sociais. O brasileiro foi derrotado pelo japonês Kanoa Igarashi nos momentos finais e não escondeu a sua indignação com o resultado nas redes sociais, além de ter sido apoiado por vários brasileiros. A polêmica com a medalha de Igarashi e as várias críticas aos juízes por parte do público do Brasil são por causa da nota do japonês, 9.33, por um aéreo na semifinal disputada com Medina. A pontuação fez com que ele ficasse na frente do brasileiro, que, até então, estava conquistando a vitória. 

No entanto, o julgamento da onda foi considerado injusto por muitos brasileiros, inclusive pelo próprio Gabriel Medina, que minutos antes, havia feito uma manobra praticamente igual e teria conquistado apenas 8.44 dos jurados. Com a derrota, Gabriel acabou ficando fora da final e ainda perdeu a disputa do bronze para o australiano Owen Wright, ficando em quarto lugar na competição.

Fonte: O FUXICO