Gerente do INSS de Pedro II alerta para tentativa de golpes contra aposentados

As abordagens podem ocorrer por carta, email, telefonema, ou mensagens de texto

03/08/2021 - 10:11

A agência do INSS de Pedro II alerta os aposentados e pensionistas contra tentativas de golpes envolvendo revisões e benefícios. Golpistas estão se aproveitando das revisões que o INSS realiza em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiados.

As abordagens podem ocorrer por carta, email, telefonema, ou mensagens de texto; o gerente da agencia do INSS de Pedro II, Hiltonho Mendes, alerta os aposentados que precisam atualizar seus cadastros que fiquem alerta para esse tipo de abordagem para evitarem cair nas mãos de golpistas.

Segundo ele é importante manter as seguintes dicas: Tenha sempre atualizado seus dados de contato e fazê-los sempre pelo INSS ou pelo número 135. Caso alguém entre em contato pedindo foto de documentos em nome do INSS desligue a ligação e boquei o tal número que te ligou porque o INSS nunca entra em contato para pedir dados aos beneficiados e nem envio de documentos.

O número do SMS utilizado pelo INSS para informar aos cidadãos é 28041, todavia, nunca manda link ou cópias de documentos. Sempre que o INSS convoca um cidadão para apresentar documentos essa convocação fica registrada no INSS e pode ser verificada pelo número 135.

A orientação é que as pessoas utilizem apenas os canais oficiais de atendimento para se fazer cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendamento de atendimento ou fazer entrega de documentação solicitada; aplicativo, site meu INSS ou agência da previdência social com agendamento prévio.

Ao entrar em contato pelos meios oficiais, a atendente pode pedir informações para confirmação, mas isso é procedimento de segurança de quem telefonou ou acessou o chat. Hiltonho Mendes orienta como proceder em caso de golpe! denuncie pela ouvidoria do INSS na internet ou pelo número 135. Todavia, se caiu no golpe registre um boletim de ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos, o próprio INSS ou o banco pelo qual recebe o benefício.

Fonte: Redação