ESPORTE: Começa hoje os jogos da Fase de grupos da Liga do campeões

Nesta terça tem o favorito Chelsea, Barcelona x Bayern e... Cristiano Ronaldo

14/09/2021 - 11:31

— Foto: Infoesporte/ge.globo

Um clássico, o atual campeão e um dos favoritos e o maior artilheiro da história do torneio. Essas são apenas algumas das atrações do começo da fase de grupos da Liga dos Campeões de 2021/22. A competição volta com o renovado Barcelona frente a frente com um de seus traumas recentes, o Bayern de Munique, o Chelsea em ação, e Cristiano Ronaldo voltando a atuar pelo Manchester United no torneio.

O pontapé inicial da Liga dos Campeões será com jogos dos grupos E, F, G e H. Os demais, inclusive com a possível estreia do trio MMN (Messi, Mbappé e Neymar) no PSG, arrancam nesta quarta-feira. Confira mais detalhes e o que esperar das partidas desta terça:

GRUPO E

 

  • 16h Barcelona x Bayern de Munique (tempo real no ge)
  • 16h Dínamo de Kiev x Benfica

Em crise financeira, abatido pela saída do seu maior ídolo e em renovação, o Barcelona estreia na Liga dos Campeões diante do rival que lhe impôs a maior derrota de sua história. Pouco mais de um ano depois daquele 8 a 2, os catalães vão receber o Bayern de Munique no Camp Nou.

Os dois são os favoritos da chave, mas o Barça precisa dar uma injeção de ânimo no grupo e na torcida após a turbulenta janela de transferências, que contou com 12 saídas de jogadores. Ronald Koeaman, que não era o treinador na histórica goleada dos bávaros em Portugal, reiterou que o clube precisa reagir e pensar no futuro.

– Foi um choque (a saída de Messi do Barcelona). Houve um acúmulo de sensações difíceis de digerir. Mas temos que mudar o chip. Estamos numa nova temporada e teremos que acostumar a jogar sem Leo.

Símbolo do Bayern e presente no 8 a 2 contra o Barça, o goleiro Neuer analisou a situação dos espanhóis no momento e admitiu que espera um time com maior cautela depois da saída de Messi.

– Acho que os jogadores que jogam na equipe agora também assumirão mais responsabilidades entre si, pelo fato de Messi não estar mais na equipe. Esse fardo será dividido entre eles. E acho que isso é algo que devemos observar, como eles irão se apresentar, porque eu acho que eles terão uma postura mais defensiva.

O Barça ainda não tem Agüero, Ansu Fati e Dembélé, todos lesionados, mas pode ter os primeiros minutos de Philippe Coutinho depois de mais de nove meses. Recuperado de lesão no joelho, o brasileiro recebeu elogios de Koeman antes da partida contra o Bayern. No lado alemão, Coman e Gnabry são dúvidas.

No outro jogo do Grupo E, o técnico Jorge Jesus retorna à fase de grupos da Liga dos Campeões depois de quatro e anos e após o fracasso da temporada passada, quando caiu na fase prévia. O Benfica estreia contra o Dínamo de Kiev, fora de casa, e não terá o zagueiro brasileiro Lucas Veríssimo, que cumpre suspensão após a expulsão diante do PSV nos playoffs.

– Olho para o Dínamo de Kiev como olho para o Barcelona ou para o Bayern Munique. Tem cinco jogadores titulares na seleção da Ucrânia, que há pouco empatou com a França. Mas isso é um sinal de valorização do adversário, mais nada, porque o Benfica tem condições para lutar com todos do grupo por vitórias – analisou o ex-treinador do Flamengo.

GRUPO F

 

 

  • 13h45 Young Boys x Manchester United (tempo real no ge)
  • 16h Villarreal x Atalanta

Um dos favoritos ao título estreia em Berna, na Suíça. Cristiano Ronaldo volta a campo na Liga dos Campeões com a camisa da equipe que lhe deu o primeiro título. Depois da triunfal volta ao Manchester United no último sábado, o craque português, de 36 anos, está confirmado para a partida contra o Young Boys, nesta terça.

O goleiro De Gea enalteceu o impacto que tem sido para o grupo ter Cristiano Ronaldo na equipe.

– É muito bom ter o Cristiano de volta em casa. Acho que ele mostra desde o primeiro dia o impacto, ele marcou dois gols muito importantes e com as qualidades que vocês sabem. A experiência de Cristiano é incrível, ele já é uma lenda no clube e é muito bom tê-lo de volta. É enorme para nós – declarou o goleiro espanhol.

 

Pelo United, Cristiano marcou apenas 15 dos 134 gols que tem na história da Liga dos Campeões. Mas conquistou o título em 2008. O retorno ao clube, que conta com um dos melhores elencos da Europa, dá ao craque a chance de ter um desempenho melhor no torneio.

Pela Juve, CR7 não passou das quartas de final. Fez seis gols na primeira temporada, e quatro em cada uma das duas últimas temporadas pela equipe italiana.

No outro jogo do grupo, o atual campeão da Liga Europa, Villarreal, encara a Atalanta na Espanha. As duas equipes devem brigar pela segunda vaga na chave. Os italianos não terão o atacante Luis Muriel, lesionado.

GRUPO G

 

 

  • 13h45 Sevilla x RB Salzburg
  • 16h Lille x Wolfsburg

 

Pelo Grupo G, o Sevilla recebe o RB Salzburg e busca confirmar o favoritismo na chave. O time espanhol vai voltar a campo 21 dias depois de seu último jogo oficial. Após a parada para a data Fifa, a partida da equipe de Julen Lopetegui contra o Barcelona no Espanhol foi adiada. O treinador recusou o rótulo de principal time do grupo.

– Estamos presos em um grupo muito, muito equilibrado, no qual qualquer equipe pode ser primeiro e qualquer equipe pode ser quarto. E isso também reflete a realidade desta partida – analisou.

Quarto colocado do último Espanhol, o Sevilla caiu nas oitavas de final da Champions da temporada passada. A equipe da Andaluzia não tem o meia Óliver Torres e o atacante Ocampos, ambos lesionados.

campeão francês Lille e o atual líder do Campeonato Alemão Wolfsburg completam o Grupo G e se enfrentam na França. Renato Sanches é desfalque na equipe mandante, que faz um início de temporada ruim na Ligue 1. Os alemães não terão os laterais brasileiros William e Paulo Otávio.

GRUPO H

 

 

  • 16h Chelsea x Zenit (tempo real no ge)
  • 16h Malmö x Juventus

 

O atual campeão recebe o Zenit no Stamford Bridge. O Chelsea manteve os titulares que levantaram a taça no Estádio do Dragão e fez uma das contratações mais elogiadas da última janela: o atacante Lukaku. O time londrino é a equipe a ser batida, mas o técnico Thomas Tuchel tentou aliviar a pressão.

– Existem tantas equipes que podem ganhar. Você precisa de sorte, impulso e um bom grupo. Esta competição é uma competição muito aberta. Temos um vínculo forte. Talvez tenhamos sido uma surpresa ao ganhá-la na temporada passada, mas não foi por falta de merecimento. Começamos do zero com zero pontos e zero gols: todos têm as mesmas chances.

O Zenit vai contar com o quarteto brasileiro formado pelo lateral-esquerdo Douglas Santos, o volante Wendel e os atacantes Claudinho e Malcom. O time russo não passa de fase na Champions desde 2015/16.

O outro gigante do Grupo H é a Juventus, que vai à Suécia enfrentar o Malmö. Agora sem os gols de Cristiano Ronaldo, a Velha Senhora ainda busca sua primeira vitória na temporada. Em três rodadas no Campeonato Italiano, a Juve perdeu duas e empatou outra. Vice do torneio duas vezes no comando da equipe, Massimiliano Allegri sabe que precisa reagir.

– É importante vencer para estabelecer a base certa. No momento, somos todos responsáveis, precisamos melhorar em muitas coisas e estar atentos aos detalhes – avaliou.

A Juve ainda não tem Chiesa, um de seus principais jogadores. O volante Arthur e o meia-atacante Bernardeschi também são desfalques, todos lesionados.

Fonte: ge