Florentino Neto convoca população para tomar 2ª dose da vacina no Piauí

Piauí possui 146.848 pessoas com 2° dose de vacina atrasada

12/10/2021 - 11:02

O Secretário de Saúde Florentino Neto conclama a população para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19. Muitos piauienses estão deixando de retornar ao posto de vacinação para concluir a imunização contra a doença que já matou 7.042 pessoas no estado.

“Nós aqui na Secretaria Estadual de Saúde estamos com uma preocupação, nós temos 146.848 pessoas que tomaram a primeira dose da vacina contra a covid e não voltaram para receber a segunda dose. São mais de 146 mil pessoas que não completaram o ciclo vacinal e, portanto, não tem a garantia da imunidade. Então dessa forma, nós queremos conclamar essas pessoas, que compareçam ao posto de vacinação e com seu cartão em mãos possam receber a segunda dose. Esse é um pedido que nós fazemos em respeito a cada um de vocês e a todos os piauienses”, declarou. 

De acordo com os dados do Painel de Atraso da Vacinação de Segunda Dose da Vacina contra a Covid-19, elaborado pela Fiocruz, o estado do Piauí conta com 1.058.957 pessoas com apenas a 1° dose da vacina. Desse total, 146.848 pessoas constam com a segunda dose em atraso para completar o esquema vacinal. Ainda segundo o painel, o Brasil como um todo, conta com 11.474.659 pessoas com a segunda dose da vacina em atraso.

A análise levou em conta apenas indivíduos que tomaram a 1° dose dos imunizantes,  mas que não receberam até agora a segunda dose das vacinas contra a Covid-19 após 14 dias do prazo previsto. O levantamento também calculou uma data limite para quando os indivíduos deveriam ter recebido a 2° dose. Para AstraZeneca e Pfizer o estudo considerou  84 dias de intervalo e para Coronavac  28 dias.

Fonte: Meionorte