79,6% dos internados por Covid no Piauí não tomaram vacina, aponta análise
27/10/2021 - 16:24
Um levantamento realizado por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) e da Universidade Estadual Paulista (Unesp) mostrou que, atualmente, as mortes por Covid-19 no Brasil envolvem, em maioria, pessoas não vacinadas (96%). No Piauí, pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), realizaram uma análise considerando a vacinação e as internações no Estado.
A análise foi realizada do dia 18 de janeiro, quando se deu início a vacinação no Piauí até o dia 11 de setembro. O resultado mostra que a maioria absoluta de hospitalizações são de pessoas não imunizadas. Segundo a análise, dos hospitalizados no período do levantamento (18/01 a 11/09), 79,6% não estavam imunizados, 12,2% tinham recebido apenas a 1ª dose e 8,2% estavam completamente imunizados.
Ainda de acordo com o pesquisador, apesar dos avanços da vacinação é preciso permanecer em alerta já que alguns municípios tem apontado maior registro de novos casos de Covid-19 nos últimos 14 dias, a exemplo da cidade de Curralinhos, distante 89 km de Teresina, que ocupa o primeiro lugar em crescimento de novos casos de Covid-19.
As análises revelam muito sobre a situação da Covid-19 no Piauí quanto as Hospitalizações e vacinação. Dados obtidos do SIVEP-Gripe para hospitalização e vacinação e do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) para vacinações evidenciam que o estado do Piauí, atualmente, possui pouco mais de 70% de sua população imunizada ao menos com a primeira dose e pouco menos de 45% da população totalmente imunizada (2 doses ou dose única).