Caçadores matam onça-parda e exibem cenas nas redes sociais

Além das imagens grotescas, os criminosos filmaram toda a ação

04/11/2021 - 09:06

O vídeo é dessas produções grotescas que inundam as plataformas digitais para o entretenimento de humanos que se divertem com a morte. 

A gravação tem 1:50 de duração e foi filmada pelos criminosos que atacaram e mataram uma onça parda ( nome científico Puma Concolor) emTarrafas, interior do Ceará. Na gravação, é possível ver imagens do animal, ainda vivo. Na sequência,  um dos homens diz em voz alta: 

- Agora, você vai me pagar
O outro caçador aconselha que ele procure uma pedra e ataque o animal pegando-o pelo pescoço e o primeiro retruca
- Quer dar um tiro nela?
Ele finaliza com o deboche
- "Vai sair no Globo Repórter", diz, referindo-se ao programa da Rede Globo, que costuma ter pautas sobre o meio ambiente.

Ainda não satisfeitos, fazem fotos ao exibindo o animal morto como troféu e divulgam em seus grupos whatsapp. Foi graças ao exibixionismo doentio dos criminosos que a Polícia Ambiental do Ceará tomou conhecimento do crime.

Não é um caso isolado! A ONG denuncia que a prática da caça é comum na Serra Verde. A Polícia Ambiental já tem suspeitos do crime. " Temos os nomes e os apelidos, e estamos em diligência para encontrá-los. O pessoal do sítio vizinho confirmou. Estamos agora em busca da identificação completa e de algum objeto em flagrante do local" informa o Tenente José Pereira da Silva Filho, comandante do BPMA de Juazeiro do Norte, ao DN.

A prática consiste em crime, tipificado na Lei de Crimes Ambientais (Lei 9605/98), que preê, em seu artigo 29: “matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida”. A pena varia de seis meses a um ano de detenção e multa

Fonte: Meionorte