Infectologista alerta para aumento de casos de malária no Piauí em 2021

08/11/2021 - 09:48

O médico infectologista Carlos Henrique Nery Costa faz um alerta sobre o aumento de casos notificados de malária no estado do Piauí nos últimos meses. Segundo matéria da TV Cidade Verde, já são pelo menos 152 casos notificados neste ano. Os números são bem maiores do que o registrado em todo o ano passado. 

De acordo com o especialista, alguns fatores podem explicar o aumento de casos da doença no Piauí, entre eles o ciclo de migração de piauienses para o norte do país. 

“Certamente, são pessoas vindas de regiões endêmicas, como a amazônica, que vêm infectadas. O mosquito que transmite está presente em toda área do nosso estado. Então, regiões onde a população desses insetos é maior, ocorre um ciclo de transmissão local. Essa região no norte do estado é constantemente afetada, como Porto, Miguel Alves e Esperantina”, destacou o infectologista. 

O médico ainda alerta que a população precisa ficar atenta aos sintomas iniciais, como febre e calafrios. O ideal é procurar o mais rápido possível o atendimento médico, para evitar maiores complicações. 

“O importante é que o diagnóstico seja feito precocemente”, alertou Carlos Henrique Nery, que ainda lembrou que os profissionais de saúde precisam estar capacitados para identificar os sintomas da doença. “Os colegas médicos e enfermeiros devem estar prontos”, completou. 

Fonte: 180 GRAUS