Em Piripiri, foragido beneficiado com 'saidinha de Natal' é preso pela Força Tática

Em Piripiri, foragido beneficiado com 'saidinha de Natal' é preso pela Força Tát

14/01/2022 - 09:33

Uma equipe da Força Tática do 12º Batalhão de Polícia Militar recapturou um homem que estava foragido do sistema prisional. Ele foi um dos beneficiados com o direito à saída temporária, conhecida como “Saidinha de Natal”. Ele saiu da cadeia no dia 24 de dezembro de 2021 e devia ter retornado entre os dias 3 e 4 de janeiro.

O preso foi identificado pelas inicias I. A. S., de 24 anos. Em rondas pelo centro da cidade, dia 11, a Força Tática abordou um suspeito no centro de Piripiri e constatou que se tratava de um indivíduo que havia saído da Penitenciária Major Cesar, beneficiado pela “saidinha de Natal” e deveria ter retornado, estando, portanto, na condição de foragido. Ele foi apresentado no Complexo de Delegacias de Piripiri.

NO PIAUÍ, ao todo, 387 presos no estado tiveram direito à saída temporária. Eles saíram no dia 24 de dezembro de 2021 e deviam ter retornado entre os dias 3 e 4 de janeiro.

A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) informou que 22 presos não retornaram para os presídios após ganharem o benefício da saída temporária do Natal. A taxa é de 5% do total que saiu das unidades prisionais.

Somente os presos que estão em regime semiaberto, ou seja, que já estão habituados a saírem do sistema prisional, possuem direito de pedir na Justiça a saída temporária.

Quando a Justiça concede a saída temporária, a Sejus realiza um planejamento para que ocorra a liberação e o retorno dos condenados. Os que não retornam passam a ser foragidos e se capturados perdem o direito de ter o regime semiaberto.

 

Fonte: PIRIPIRI REPORTER