Rios Marathaoan e Longá superam cotas de inundação no Norte do Piauí

A orientação é que os órgãos mantenham alertas

20/03/2022 - 07:28

Os rios Marathaoan e Longá aumentaram o volume de água e entraram em cota de inundação na madrugada deste sábado (19/03), após fortes chuvas que caíram na região, segundo o Sistema de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Parnaíba. 

Em Barras foram observados mais de 70 mm de chuva nas ultimas 10 horas e em Esperantina mais de 30 mm.

Conforme o CPRM, em Esperantina a cota atual na estação é de 7,44 m, subida de 42 cm nas ultimas 24 horas,  4 cm acima da cota de inundação (7,40 m). O rio Longá, atualmente em cota de inundação, deve continuar continuar subindo e apresentar valores em torno de 7,80 m, 40 cm acima da cota de inundação.

Em Barras/PI, o nível do rio Marathaoan observado no momento é de 4,21 m, superando em 1 cm a cota de inundação (4,20 m), sendo prevista elevação do nível para valores em torno de 4,31 m, superando em 11 cm a cota de inundação.

Os rios que passam nas cidades de Barras e Esperantina encontram-se nesse momento em cota de inundação, e o rio Parnaíba em Luzilândia em cota de alerta.

A orientação é que os órgãos mantenham alertas quanto as ações de remediação a serem adotadas na salvaguarda das populações ribeirinhas nas cidades citadas.

Fonte: Revistaaz/180graus