Regina Sousa (PT) toma posse como governadora do Piauí

Regina Sousa (PT) passa a ser a primeira mulher a assumir governo do Piauí

31/03/2022 - 10:36

Wellington Dias (PT) renunciou ao cargo e Regina Sousa (PT) assumiu na manhã desta quinta-feira (31) a posse como governadora do estado do Piauí.

Em solenidade na Assembleia Legislativa, os parlamentares receberam a carte de renúncia de Dias e fizeram a leitura do termo de posse, garantindo que Regina Sousa assuma o comando do executivo estadual.

Em seu discurso de despedida, o ex-governador agradeceu ao povo piauiense e, especialmente, aos servidores estaduais, lideranças e políticos que fizeram parte de sua gestão, incluindo a oposição.

"Não compartilham do nosso projeto, mas contribuem para o bom trabalho e crescimento. Estarei à disposição para os novos desafios", declarou.

Regina Sousa destacou que o foco de sua gestão, que ela declarou como um comando de "continuidade, e não um novo governo", será de combate à pobreza.

Quem é Regina Sousa

Maria Regina Sousa, 71 anos, se torna a primeira mulher a assumir o cargo efetivamente. Formada em Letras, com habilitação em língua portuguesa e francesa, pela Universidade Federal do Piauí, exerceu também a carreira bancária.

Wellington Dias (PT) deixa o cargo após dois mandatos consecutivos - e quatro ao todo como governador - e deve concorrer ao Senado nas eleições de 2022.

Com a posse, Regina se tornará uma das três mulheres a governar um estado do país neste ano. Na história do país, apenas nove mulheres foram eleitas para o comando do executivo estadual em seus estados.

Regina Sousa falou sobre as expectativas com relação ao seu papel à frente do executivo estadual, já que será a primeira governadora do Piauí de forma efetiva. O Piauí já teve uma vice-governadora, Margarete Coelho, mas que só assumiu o governo de forma interina.

Sousa coordena o PRO Piauí Social e disse que vai priorizar os cuidados da população vulnerável. “Eu quero cuidar das pessoas que estão precisando, que são invisíveis e isso, geralmente, não gera notícias, as pessoas não veem. Mas, eu considero que a grande obra da minha vida é trabalhar com essas pessoas, que é tudo que tenho feito até hoje”, pontuou.

 

Fonte: G1