Com surto de Chikungunya e dengue Sesapi define plano emergencial para os municípios

Segundo a Sesapi, todos os dados sobre os casos são extraídos através do sistema

08/04/2022 - 09:23

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) definiu um plano emergencial para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que está provocando um surto de dengue e Chikungunya no estado. Técnicos da Sesapi se reuniram com o Conselho de Secretário Municipais de Saúde (Cosems) para elaborar um plano de contingência.  O Piauí teve um aumento de mais de 480% dos casos de dengue, se comparado com o mesmo período de 2021. Neste ano já foram registradas duas mortes na cidade de Teresina.

Além da dengue, o Piauí também está registrando um aumento nos casos de Chikungunya que aumentaram em 3.009,5% em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o boletim da 13ª Semana Epidemiológica de 2022. 

Durante a reunião foram estabelecidas algumas medidas, que deverão ser adotadas pelos municípios e a Sesapi, como o objetivo de reduzir os casos, como: borrifação de locais com o alto índice de infestação do mosquito, o monitoramento in loco dos municípios que estão sem atualização dos dados no sistema, ajuste junto aos profissionais de saúde com relação ao diagnóstico/seguimentos das doenças e atualização do plano de contingência 2022/2023.

Segundo a Sesapi, todos os dados sobre os casos são extraídos através do sistema de informação do Ministério da Saúde que é alimentado pelos municípios. A atualização desses dados é importante para se saber o número real de casos e as ações que devem ser implementadas.

Fonte: SESAPI