Poranga-CE já registrou todo volume de chuva esperado para abril

A previsão para hoje e amanhã é de chuva em todas as macrorregiões do Estado

08/04/2022 - 19:45

Legenda: Em março, Poranga teve chuvas acima da média. O acumulado foi de 251 mm

Foto: Divulgação

 

primeira semana de abril foi marcada por bons índices pluviométricos no Ceará. Em todos os sete primeiros dias deste mês, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) registrou precipitações em mais de 70 cidades. Dentre eles, um município específico que tem se destacado neste começo de abril.

Poranga, cidade da região da Ibiapaba, foi a única que conseguiu atingir todo volume de chuva esperado para o mês em apenas uma semana.

Entre os dias 1º a 7 de abril, a Funceme já contabiliza o acumulado médio de 141 milímetros, o que representa 4% superior a média histórica mensal para o Município, que é de 135,5 mm.

Em março, Poranga também teve chuvas acima da média. O acumulado foi de 251 mm, o que representa 51% acima da normal climatológica.

Já no mês de fevereiro, as chuvas ficaram 72% abaixo da média, seguindo a tendência do Estado, o qual recebeu poucos volumes pluviométricos naquele mês. Em janeiro deste ano, o Município fechou com 75% de chuvas acima da média.

No acumulado total do ano, a cidade de Poranga está bem próxima de atingir a média anual. Até agora, choveu 570 milímetros no Município, pouco abaixo da normal climatológica para todo o ano, que é de  619.8 mm. Restante ainda sete semanas para o fim da quadra chuvosa (fevereiro-maio), este índice tende a ser superado nos próximos dias.

Outra cidade que também está próxima de superar a média mensal é Ipaporanga, também na região da Ibiapaba. O Município já acumula 156 mm, apenas 8,6% abaixo dos 170.7 milímetros referentes à normal climatológica. 

 

 

Fonte: Diáriodonordeste