Justiça Eleitoral emitiu mais de 200 títulos por dia para adolescentes no Piauí

Ao todo, entre janeiro e março de 2022, foram 20.930 títulos para eleitores

21/04/2022 - 16:47

A Justiça Eleitoral emitiu mais de 200 títulos eleitorais por dia para adolescentes no Piauí nos três primeiros meses de 2022, anos de eleições gerais, para presidente, vice-presidente, deputados federais e senadores.

O dado  mostra que, ao todo, entre janeiro e março de 2022, foram 20.930 títulos para eleitores com 15, 16, 17 e 18 anos. O cadastro eleitoral pode ser feito até o dia 4 de maio.

De acordo com as informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o maior crescimento entre as faixas etárias foi dos adolescentes com 17 anos (79%), idade em que o voto ainda é considerado facultativo. Contudo, alguns desses futuros eleitores podem ter tirado o título porque estarão com 18 anos na data do pleito, idade a partir da qual o voto é considerado obrigatório e, no caso de não se justificar, pode acarretar algumas punições, como multa e restrição de alguns direitos.

Seguindo a lógica do voto obrigatório, o segundo maior crescimento foi entre jovens com 18 anos (73). Mas o crescimento entre os adolescentes de 15 (53%) e 16 anos (63%), idades em que o voto ainda é voluntário, também foi considerável.

Nas redes sociais, a mobilização para incentivar os jovens sobre a importância é grande e tem ocorrido não só entre os próprios jovens, mas de artistas como Anitta, Juliette, Luísa Sonza, Bruna Marquezine e Zeca Pagodinho também contribuíram para a campanha de emissão do título de eleitor.

Alguns até foram para a prática, como a estudante Dayane Coelho, de 16 anos, que tem ajudado outros adolescentes a tirarem o título de eleitor em Teresina.

Usando o computador do comércio do pai, localizado no Parque Poti, Zona Sudeste da capital, para realizar o procedimento, de forma voluntária, a adolescente já tirou mais de 100 títulos. Dayane relatou que a ideia surgiu após ela mesma ter tido dificuldade no processo para tirar o título. Depois que entendeu o procedimento, a estudante resolveu ajudar outras pessoas que poderiam ter dúvidas.

 

Fonte: G1