Trabalhadores da palha de carnaúba alertam sobre infestação de gafanhotos no Piauí

23/04/2022 - 09:14

Trabalhadores que vivem do corte da palha de carnaúba na região de Campo Maior estão preocupados com focos de infestação de gafanhotos que consomem rapidamente a palha da planta.

Fotos enviadas ao Em Foco mostram grande quantidade dos insetos consumindo totalmente as palhas da palmeira e isso preocupa os trabalhadores, haja vista que ao final do perido chuvoso na região, a partir de junho, começa a extração do pó de carnaúba.

Kerlan Santos, morador da região da Fazenda Sossego, em Campo Maior, e membro do Sinprocarnaúba (Sindicato dos Produtores de Palha de Carnaúba) e o mesmo confirmou a incidência dos insetos em sua área. 

Os gafanhotos têm fama de serem devoradores vorazes de lavouras e, como durante as secas na região dos carnaubais a carnaúba é uma das poucas vegetações que se mantêm verdes, a safra da palha pode ser ameaçada. 

Kerlan informa que a incidência maior tem sido em cidades como São Miguel do Tapuio, Aroazes, Pimenteiras, Floriano e outras. 

"Aqui na minha região, os gafanhotos estão devorando tudo. Uma situação preocupante para nós produtores", disse um produtor de São Miguel do Tapuio.

Kerlan informa também que ainda é cedo pra falar de uma infestação do tipo que realmente possa destruir a produção. Mas destaca que o sindicato está em alerta e trocando informações constantemente com todos os produtores.

 

Fonte: CAMPO MAIOR EM FOCO