Em risco de extinção, gato-maracajá é capturado por moradores em Pedro II

Foi feita a soltura do felino em área não habitada

12/05/2022 - 05:49

Um gato-maracajá, espécie ameaçada de extinção, foi capturado na manhã desta quarta-feira (11), por moradores da localidade Bom Lugar, município de Pedro II, no Norte do Piauí. 

A 2ª Cia do 12º Batalhão de Polícia Militar explicou que após a informação de que o animal silvestre havia sido capturado, a guarnição de serviço entrou em contato com a Central do IBAMA em Teresina, que sob orientação do Dr. Fabiano (veterinário do IBAMA), foi feita a soltura do felino em área não habitada, na localidade Lagoa do Mato, pois o animal não necessitava de cuidados e nem se encontrava ferido. 

As principais ameaças para a iminente extinção da espécie, considerada pelo Ministério do Meio Ambiente, são a perda de habitat, atropelamentos e a caça por retaliação devido à predação de aves domésticas. Estimativas apontam que existam entre 4,7 mil e e 20 mil maracajás na natureza no Brasil. Em 15 anos, o equivalente a três gerações, a expectativa é que haja uma redução de 10% no número da espécie.

O maracajá, que é confundido com a jaguatirica devido à coloração dourada com pintas e rosetas pretas, é menor em tamanho, mas possui cauda, patas, olhos e orelhas maiores proporcionalmente.Os hábitos do maracajá são estritamente noturnos e suas características favorecem bastante seu hábito arborícola (passa a maior parte do tempo em galhos altos). 

Fonte: meionorte